Pular para o conteúdo principal

Calor exagerado no Sul do Brasil.

As pessoas sente na pele o calor em excesso.

A imagem mostra o Sol nascendo radiante é sinal de mais um dia de calor insuportável na Região Sul do Brasil.
 Sol  radiante é sinal de mais um dia de calor insuportável.
Atualmente a sensação de calor exagerado é evidente se sente na pele. Os graus da temperatura que são divulgados pelos meteorologistas, colhidos nas estações meteorológicas, estão distantes do que se sente na realidade. A impressão é que vem aumentando os graus do tempo em excesso de todos os verões no Sul do Brasil.
Pois geralmente é conhecida e diferenciada das outras regiões brasileiras através do fator clima, gelado no inverno e ameno nas outras estações. E também com as estações climáticas do ano bem definidas. 


Contudo, parece que esta realidade não existe mais. Não dá mais para diferenciar uma estação da outra. Está tudo misturado, ou melhor, desequilibrado. Em. Função desse desequilíbrio climático muitos episódios meteorológicos acontece de maneira violenta e em excesso.  Tudo isso provoca grandes prejuízos para a população seja no âmbito particular ou coletivo.
Para trabalhar é um grande sufoco e não há rendimento.
Agora nesta época do ano o calor é excessivamente exagerado e como consequências todos sofrem sem saber como enfrentar. Não existe ar condicionado que resolva, inda que seja de grande potência. Tudo permanece mais dificultoso de realizar, sejam aquelas pequenas ou grandes tarefas do cotidiano, tudo é sufocante e cansativo. Quem tem problemas de saúde também se agrava principalmente as pessoas que têm pressão arterial desregulada por vários fatores.
O clima parece que se revolta contra o homem e rapidamente se formam os perigosos temporais movidos por ventos, granizos, raios destruidores. Em poucos minutos destroem cidades e causando grandes prejuízos e sofrimentos a população.
O aquecimento é real e polêmico entre os cientistas.
Falar em aquecimento global é abrir caminhos para instigar enormes polêmicas, mas não dá para deixar de mencionar este fato real. No mundo acadêmico tem muitos cientistas que defendem a existência do aquecimento global e outros têm suas teses defendendo a não existência do aquecimento do globo terrestre. Agora algo de errado está ocorrendo na natureza e não precisa ser cientista para notar. Atualmente em todo o Planeta Terra se vivencia diariamente algum tipo de desequilíbrio natural.  Queira ou não algo de errado existe, e este algo, que é objeto de grandes discussões científica, vem prejudicando todos os habitantes da Terra. É muito simples de identificar são invernos e verões em excesso, fora do normal e vem num crescendo anualmente.
O homem destruidor da natureza é culpado do aquecimento da Terra.
Os homens têm uma grande parcela de culpa nesta elevação da temperatura em todo o planeta. Pois onde habita destrói tudo sem medir as consequências futuras. Até o momento não aprenderam a conviver em harmonia com a natureza. Em nome do progresso e, sobretudo do lucro exagerado detonam tudo que ver em sua frente. A ganância é tanta que não se contentam com o necessário para a natureza oferece para viver decente, em harmonia com o meio ambiente.   Eles devastam as florestas desenfreadamente, para construir ruas e mais ruas, condomínios e mais condomínios, indústrias e mais indústrias. Inconsequentemente poluem os rios, lagos, mananciais de água potável. Enchem os rios de tudo o que é tipo de lixo etc.
Em nome da modernidade visando altos lucros colocam asfaltos nas grandes e pequenas cidades brasileiras. Este asfalto superaquece as cidades e automaticamente contribui para aumentar o calor infernal. A minha cidade é pequena, possui sessenta mil habitantes, mas todos sofrem com o calor exagerado porque cortaram as árvores e cobrirá todas as ruas de asfalto, aquece tanto que se podem fritar ovos de galinhas ao meio dia. Além disso, começa a surgir à proliferação do mosquito Aedes aegypti que está sendo o terror no mundo inteiro. Este mosquito é grande responsável pela dengue, microcefalia provocada pelo zika vírus. Muitos infectologistas dizem que a microcefalia possa acontecer devido a uma alteração no sistema imune que faz com que o vírus possa atravessar a placenta e chegar até o bebê causando má formação cerebral.
O calor exagerado prejudica todas as pessoas e inclusive as grávidas.
Por isso, as grávidas que tiveram Zika no início ou no fim da gravidez, podem ter bebês com microcefalia, uma condição que impede o crescimento do cérebro dos bebês, deixando-os gravemente afetados. Também neste calorão se tem Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.
Portanto, o aquecimento global (ainda que existam os céticos sobre este tema) é uma realidade e suas consequências drásticas para todos os humanos. É imperioso todos contribuírem com pequenas e grandes ações práticas, que possa a vir contribuir para o equilíbrio climático e a convivência harmoniosa entre todos os humanos com a natureza. Pois a natureza ano após o ano vem respondendo a altura a ganância dos humanos.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...