Pular para o conteúdo principal

Fevereiro, carnaval festa da carne, reinado de momo.

A folia de momo, abre na primeira semana; do mês de fevereiro.

 

A imagem de fundo amarelo e vermelhado mostra a origem da palavra carnaval.Do Latim: carnis + valle=festa da carne.
A imagem mostra a definição de carnaval.

Nesta primeira semana do mês vai abrir alas para o carnaval, a festa da carne, o reinado de momo, a folia de rua.  E os desfiles das escolas de sambas,  os tradicionais blocos de carnaval organizados ao som dos trios elétricos, com músicas típicas, que arrastam multidões  nas principais avenidas de Salvador, Recife e outras cidades brasileiras.

 

Uma grande multidão invadiu as principais ruas do Brasil e do mundo para extravasar todas as suas energias como se fosse a última da vida. Muitas coisas desagradáveis e violentas ocorrem entre as pessoas, não somente acontece alegria, como é divulgado na mídia brasileira. Contudo, muitas mortes no trânsito ocorrem por imprudência e mistura perigosa de álcool, drogas e mais a  condução do veículo.

Além das incontáveis brigas, entre foliões que resultam em banais fatalidades. Na Quarta-Feira de Cinzas, geralmente  o balanço é trágico, são os frutos da festa da carne. Em vez da alegria que era para ser para todos vem o choro, a tristeza, o sofrimento e a saudade para sempre  todos que partiram precocemente.

As capitais e as grandes cidades, fazem as maiores festas do carnaval.


Destaque para as capitais brasileiras onde se tem os famosos sambódromos e o carnaval de rua. Nos sambódromos tem os grandes desfiles das escolas de samba.  Esses desfiles são semelhantes a competição como a copa do mundo de futebol, onde os melhores times disputam com os melhores e no final sai o campeão mundial. Contudo a disputa no sambódromo ocorre nos mesmos padrões. A   escola que se apresentar melhor, satisfazendo todos os requisitos dos jurados é consagrada com o tão almejado título de campeã do ano. Para se chegar a ser campeã as escolas trabalham e investem muito dinheiro  o ano inteiro para fazer bonito na pista do sambódromo,  diante dos olhos dos jurados e do público quem vem de todos os recantos do mundo para prestigiar a arte, de se produzir um belo carnaval mantendo a coerência do tema enredo, fantasias, letras do samba enredo, ritmo da bateria e gingado   dos dançarinos mestre sala e porta bandeira. Tudo isso sincronizado a beleza, ritmo, enredo, arte e tecnologia.

Os principais centros da folia carnavalesca em nosso país se encontram no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife onde tem o tradicional carnaval organizados em grandes blocos que fazem a grande festa do "Zé Pereira" nas ruas brasileiras.

O Brasil recebe multidões de turistas do mundo, durante o carnaval.

 

Portanto, nestas cidades  se misturam foliões da cidade local e os turistas que vêm de todas as partes do mundo e do Brasil. Nesta época do ano a rede hoteleira brasileira recebe um grande fluxo de turistas e consequentemente     aumentam também o número de empregos temporários ajudando a diminuir o desemprego e a   quem precisa  trabalhar para quitar dívidas e ter uma vida digna. A culinária brasileira é degustada por milhões de turistas que vêm passar férias e principalmente prestigiar a festa de momo.



É o período da descontração onde muitos se embriagam com álcool, vivem uma fantasia   e fogem da realidade durante três dias. Após este período saem da ressaca da carne e voltam a sobriedade. Momento tomam consciência da realidade, percebe-se   que o ano está para começar para valer. A festa acaba, vem a partir de agora colecionar as faturas a pagar do que foi desperdiçado em três dia de folia.

Este ano tudo começará mais cedo, é carnaval, Quarta-Feira de Cinzas e a volta às aulas. Tudo passa como num "estalar dos dedos", é o tempo determinando o ritmo da vida sem que ao menos se perceba. E neste ritmo dos acontecimentos caminharemos para mais um fim de ano batendo às nossas portas, é o círculo natural do tempo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...