Pular para o conteúdo principal

Violência uma epidemia social brasileira.

O combate da violência no Brasil exige pesados recursos.

A imagem ao lado direito tem um olho bem aberto com medo da violência. Ela  tem  fundo azul escuro e caracteres nas cores vermelha diz: de olho na violência!
A imagem diz: de olho na violência!

O tema violência é um dos mais polêmicos de ser discutido entre os especialistas para encontrar soluções eficazes para eliminar essa realidade ruim, a qual atinge; todos os brasileiros.  A agressão está presente em todas as cidades ela já ultrapassou todos os limites, ninguém suporta mais. 

É fato!  Existe sim, essa cruel realidade porque envolve direta e indiretamente; todos os habitantes das cidades. Todos   vivem na total insegurança sem saber a quem recorrer.

Essa péssima conjuntura pode ser classificada como epidemia social. A impressão pode ser constada da sociedade doentia psiquicamente, na ausência de paz. A maioria mora em seus lares mergulhados em pânico e simplesmente, no medo sem fim. Está atormentada situação requer todos os esforços dos poderes oficiais do estado nacional, para adotarem medidas severas e sérias com fins de sanar essa circunstância gravíssima a curto, médio e a longo prazo.

O contribuinte vive preso em suas casas porque não há segurança nas ruas.

A foto mostra o cadeado símbolo de segurança algo que não existe neste país.
A foto mostra o cadeado sinal de segurança.

Atualmente o cidadão e contribuinte vive preso em suas casas com medo porque não existir garantias nenhuma de segurança fora do lar. Nem para andar nas ruas, nos bairros das cidades onde habitam. Tudo porque aos atravessar corre sério risco de ser vítimas de quaisquer tipos de episódios violentos. 

Há muitas pessoas, que possuem grandes fortunas, e gasta uma grande porcentagem de seu orçamento, para investir na segurança da casa ou da empresa, usando as tecnologias de última geração. Além, de pagar seguranças particulares e mesmo assim, não conseguem evitar episódios de violências no cotidiano.

É fundamental políticas públicas sérias de combate a violência.  

Não obstante a grande maioria dos brasileiros permanecem em suas casas, sem nenhuma tecnologia de prevenção e vivem totalmente sem segurança, correm sérios riscos de qualquer instante serem atacados por delinquentes fortemente armados e serem vítimas de assaltos violentos.  Tem muitos casos destes tipos, que infelizmente termina em sequestros, e mortes. 

Hoje em dia a violência é sem dúvida um problema social sério, que ocorre em todas as cidades, não importa se é de pequeno ou grande porte. A violência está presente sob diversas formas.

Nestes últimos tempos vem se alastrando rapidamente e afetando muitos cidadãos inocentes, que perdem suas vidas de maneira trágicas. É uma realidade brasileira perigosa a qual   exige políticas públicas sérias de combate a violência.  

Os órgãos de segurança oficiais dos governos municipais, estaduais e federal precisam agirem em sincronia,  como espécie força tarefa,  para eliminar a origem da violência, não é um trabalho fácil, mas já está passando da hora dos governos se unirem para combaterem fortemente todos os tipos de violências que assustam todos os cidadãos deste país.

Criar políticas públicas para incluir programas que venha reeducar jovens e adultos   que conduze a cultura da paz em suas vidas. Em todas as comunidades e bairros das cidades.  Somente assim, surge uma grande possibilidade para reduzir a violência no Brasil. 

Através de   um trabalho ajuizado e lento sob o comando dos poderes de todas as esferas governamentais do país. Este problema não se resolve da noite para o dia, mas sobretudo de ações públicas eficazes sempre vislumbrando um amanhã de paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...