Pular para o conteúdo principal

A vitória acadêmica é materializada com o anel de formatura.

O anel de formatura marca a passagem da vida acadêmica para a profissional.

A foto mostra a mão e num dos dedos um lindo anel de formatura masculino do curso de Filosofia.
Na mão anel de formatura masculino do curso de Filosofia.


A vida humana do nascer ao morrer é marcada por rituais de passagens, alguns menos importantes e outros são extraordinários. Entretanto, para estampilhar qualquer rito de passagem proeminente nas vidas das pessoas se utilizam vários meios para que possam ser registrados estes momentos singulares.

 

Seguindo este raciocínio o anel para a formatura tem esta mesma finalidade, como é um símbolo real, faz distinguir alguém que com muita persistência e superação passou da vida acadêmica para a existência profissional. Habilitado em alguma instituição de ensino superior oficial de qualquer nação. Evidentemente o que realmente tem mais valor é ser profissional com sabedoria, eficiência, ética e humanismo. A joia da formatura é apenas um símbolo real de todo o processo de formação.

 

Conheça a história do anel de formatura.

 

A referência histórica da criação do anel destinado à formatura leva-nos a retroagir para o ano de 1835 quando os alunos da academia militar dos EUA, (United States Military Academy), localizada em West Point, Nova York, quiseram deixar seu legado de superação e amizade. Os alunos daquele ano tomaram a iniciativa e inventaram o anel para assinalar, o ano, a turma, nesta instituição de ensino. Nos anos seguintes a academia oficializou este rito mais o anel e a partir de então se espalhou para o mundo até agora.

A vitória da formação acadêmica é solidificada com o anel de formatura.

 

O anel para a graduação não é ostentação, mas sobretudo é este magnífico troféu, visto que, ele materializa a majestosa vitória da conclusão de um curso almejado. Período repleto de desafios, superações e sentimentos.

 

Os acadêmicos que se mantiverem persistentes do início ao fim de seus estudos receberão seu troféu de glória. Contudo, a caminhada é longa, tem de ser realizada com esmero, a partir das séries iniciais, até o fim da maratona de formação; quando culmina com a diplomação oficial do curso concluído.

É justo como galardão, um prêmio, uma lembrança material, para colocar no dedo o anel no dia da formatura e usar para sempre.

Os mais diversos “designs” do anel de formatura.

 

Atualmente existem muitos “desenhos industriais” para confeccionar este “item” de condecoração como objeto de arte. Pois, o anel representa para todas as etapas do curso e os esforços dos formandos tais como, euforia, dedicação, dores, choros, alegria, sacrifícios, vitórias e decepções. Leituras e mais, pesquisas, provas, noites sem dormir e persistência nos estudos. Todos devem possuir muita intrepidez para se estudar e chegar à finalização do curso escolhido numa instituição de ensino superior.

 

Todavia, nada mais justo que no dia da formatura poder receber o diploma e por fim colocar orgulhosamente no dedo o anel como símbolo real de toda uma longa jornada de estudos. Infelizmente, em nosso país, a maioria dos estudantes, levam muitos anos para a conclusão do ensino superior, e tudo se transforma em grandes lutas pessoais para chegar ao topo. Essa situação ocorre mesmo para aqueles que recebem auxílio dos programas do governo federal.

O anel de formatura vem caindo no esquecimento, porque é muito caro para comprar.

 

Atualmente estudar no Brasil, é muitíssimo oneroso para os familiares, arcarem com todas as despesas dos seus filhos nas universidades. Todavia, em razão desse fato, o anel de formatura vem caindo no esquecimento. Não por ser algo fora de moda, supérfluo ou ostentação, porque é muito caro mesmo comprar um anel para fazer a distinção do título de formação acadêmica. Muitos formandos compram, outros recebem de presente dos seus pais e até de amigos, para os homenagearem neste admirável dia de vitória. Entretanto, a maioria, 85%, simplesmente permanece na vontade, de um dia conseguirem comprar o seu anel. Ainda que sejam, em longas prestações a se perderem de vista.

 

Quem realmente consegue a sua graduação ao nível superior pode sim se considerar herói! Contudo, este herói, se não pertencer uma família rica, não tem dinheiro nem para pagar os últimos detalhes da conclusão do curso. No dia da formatura, muitos se unem e fazem a festa coletiva, outros simplesmente comemoram com a família e amigos e apenas clicam fotos para confeccionar mais um álbum da sua história de vida acadêmica.

 

A festa entre muitos colegas da nossa turma foi coletiva e animada.

 

Lembro muitíssimo bem que no dia da nossa formatura ninguém comprou e nem ganhou anel. Nesta noite especial foi realizada uma festa coletiva bem animada e muitos planos foram traçados para exercer a profissão escolhida.

 

Um dos colegas nossos deste grupo da festa subiu sobre uma mesa e fez uma espécie de um segundo juramento, e gritou para todos que quando recebesse seu primeiro salário, compraria o seu anel como símbolo e complemento de sua luta estudantil. Não sei se consegui comprar, pois, há vários anos perdi o contato com este amigo e colega do curso de Filosofia.

Amo o meu anel como um real troféu da minha vitória.
 

Portanto, sempre verei e admirei o anel de formatura como a síntese de uma árdua luta para estudar no Brasil. Todavia, consegui concluir o curso aspirado. Ao admirar noto passar um filme como se fosse um longa-metragem da vida acadêmica. Podem me rotular de conservador ou ostentador, mas amo o meu anel conquistado com muita dedicação. Pois, tenho plena consciência que ele representa sobretudo o amor à sabedoria. Que os formandos possam também lutarem para conseguirem suas vitórias nos estudos, sobretudo conquistarem seus objetivos como excelentes profissionais, e serem honrados com o anel que é o troféu do conhecimento e o símbolo dos seus esforços para conquistar o saber.

 

Todavia, algumas pessoas gostam ou não apreciam, mas muitos outros irão gostar. Sempre compreenderei o anel destinado à formatura como uma joia triunfante, porque ela representa a história de vida dos estudantes que passaram pelos bancos das universidades. Além disso, tem todo o contexto emocional envolvente que ele representa. Não é simplesmente o valor do objeto em si, porque se observar deste ponto de vista, terá montante zerado. Contudo, analisando do ângulo de visão sentimental apresenta um valor afetuoso incomensurável e inexplicável.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...