Pular para o conteúdo principal

O Brasil tem diversos sons musicais regionalistas.

Brasil é rico em som, letras e músicas entre as suas cinco regiões.  

O violão mostra a diversidade da música regionalista brasileira.
O violão mostra a diversidade da música regionalista brasileira. 
A música regionalista brasileira é uma área riquíssima a ser estudada pelo nosso povo. Todos cantam, dançam e preservam este gênero musical, mas poucos conhecem realmente, as origens e seus significados das letras, de cada canção que expressam; a vida de cada povo, dos seu Estado das regiões do país.

Importante salientar que   existe uma imensa multiplicidade de composições de cada região específica. Esta abundância merece ser estudada intensamente e compartilhada entre todos os brasileiros.
Por isso, que somente assim, os moradores de cada região, terão a oportunidade de conhecer as suas músicas e os seus significados de cada palavra, frase contida nas letras das composições musicais; após um profundo estudo.

País continental em território, costume e   cultura musical.

O Brasil é este gigante continental e cultural com os seus 8.515.767,049 km² de território distribuído em cinco regiões bem distintas, forma uma nação rica através dos   costumes, culinária, clima e existe uma grande mistura de músicas tradicionalistas, folclóricas conhecidas como regionalistas que completam a alegria do nosso povo.
Cada região se preserva a beleza de muitos sons musicais que identifica também o esforço dos habitantes destas regiões em expressarem seu jeito de ser através das canções regionalista brasileira. Há um acervo de melodias regionalistas que daria para fazer um amplo e excelente estudo para conhecer melhor as raízes de cada composição das regiões do Brasil.

A cultura musical do Brasil é excelente objeto de estudo.

Considero como ótima sugestão para se produzir uma tese de mestrado ou doutorado na área da cultura regionalista, entre os estudantes do ensino superior que estão a se especializarem em algum aspecto da cultura em especial a música do Brasil e suas raízes regionais. 
Como o nosso país é continental também suas riquezas culturais expressam de certa forma o tamanho deste país.  Há um campo amplo a ser explorado pelos habitantes de cada região e compartilhar entre as demais esta troca de conhecimento das músicas folclóricas de cunho regionalista.  
Portanto, neste post vamos ouvir ao menos uma música de cada região brasileira para mostrar quanto existe uma riqueza contrastada em relação a nossa cultura e perceber que existe uma infinidade que define a identidade cultural de cada região brasileira. É impossível expor todas, mas as mais conhecidas de cada região. 🎵🎼

Música do Sul do Brasil.


Música da Região Sudeste.
 

Música do Centro Oeste.

Música da Região Nordeste.


Música da Região Norte. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...