Pular para o conteúdo principal

Olimpíadas de 2016, ocorrerão neste momento singular do Brasil.

O momento político é turbulento, durante os jogos olímpicos no Brasil.


A imagem mostra os cinco anéis olímpicos que representam os cinco continentes do mundo presentes no RJ Brasil, para a realização dos jogos das olimpíadas de 2016. Vai ser a festa da união dos povos.
Os anéis olímpicos representam os 5 continentes.

 

As XXXI olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro chegaram neste momento turbulento e singular da história política brasileira. 

Nesta clara tentativa de golpe na democracia do país, arquitetada pela direita e disfarçada de impeachment, serão realizados os jogos olímpicos no Brasil. Quem sabe o mesmo sentimento de paz possa permear neste período de alegria e confraternizações entre os povos.

Não obstante, para isso é preciso resgatar o mesmo objetivo dos jogos da Grécia Antiga, a união e a paz durante as olimpíadas, esse espírito olímpico transcende gerações. No entanto selar o acordo de paz isso na antiguidade era necessário para acontecer os jogos. Porém   esse pacto precisa ocorrer nestes jogos olímpicos de 2016 no Brasil.

A partir deste princípio os senadores promoveriam o entendimento e discernimento, para com clareza decidirem pela manutenção do atual mandato da Presidente Dilma Rousseff.

Neste sentido manterão a legalidade e a paz na democracia. Agora, se porventura, eles impuserem o golpe mais baixo e torpe da história recente do país, se eliminará o sentido das olimpíadas.  Esta história atual tomará rumos imprevisíveis daqui em diante, e o badalado espírito olímpico, passará desapercebido, entre todas as nações do mundo que não apoia este golpe abominável.

As olimpíadas na história.

Quando os sábios gregos da antiguidade criaram as olimpíadas entre os anos de 2500 a.C. a 776 a.C assim como, ocorreu o primeiro evento esportivo olímpico. Decididamente naquela época este acontecimento continha em sua essência uma seriedade extraordinária, as cidades-estados que estivessem em guerra, faziam um acordo de paz e cessavam as batalhas enquanto se realizavam os jogos em Olímpia.

É muita coincidência histórica as olimpíadas de 2016, serem realizadas em um país que aparentemente está vivendo em paz de fachada. Sem dúvida é   uma paz conflituosa, que vem sendo fragilizada durante estes dois últimos anos. A tendência à é partir para o processo de debilitação geral, justamente no período dos jogos olímpicos deste ano. 

O contexto histórico e político brasileiro é singular   e cada vez mais, o tão badalado espírito olímpico, se extingue diante dos acontecimentos políticos. Onde a elite reacionária, formada pelos partidos de direita e corruptos se juntaram com a mídia golpista, e procuram a todo preço ferir a democracia.

Eles pretendem sim, rasgarem a Constituição brasileira com o objetivo específico de desconstituir um governo legitimo eleito através da vontade emanada de mais de 54 milhões de votos do povo. Agora eles querem impor um governo ilegítimo sem votos, costurado através de traições e manobras políticas espúrias. E sendo assim, procuraram justificar o golpe através de um impeachment, que segundo vários juristas não existem fundamentos jurídicos e nem provas criminais cabais que possam justificar o impedimento da atual administração federal.

Agora é o momento de receber os atletas olímpicos do mundo.

Momento também importante para nosso país que receberá aproximadamente os 12.500 atletas dos cincos continentes entre os dias 5 a 21 de agosto de 2016. Neste período os olhos do mundo estarão voltados para o nosso país para torcerem bravamente pelos seus atletas que lutaram para conquistarem a tão sonhadas   medalhas de bronze, prata e ouro nas diversas modalidades esportivas. Sem dúvida será este momento de todos os atletas e imprensa mundial constatarem in loco, os desdobramentos deste processo incomum de impeachment (golpe) à revelia ou a moda ridícula brasileira.  

Portanto o Brasil em meio a esta confusão política, gerada pela direita golpista, que não aceitou os resultados das urnas nas eleições gerais de 2014, começa a viver o clima festivo dos jogos olímpicos, com a chegada da tocha olímpica em solo brasileiro.

A hora de receber a tocha olímpica que irá percorrer o país.

O fogo do olimpo partiu da Europa, depois de percorrer a Grécia e cidades da Suíça. E desde o dia 03/05/16, a tocha olímpica aterrissou em Brasília, está percorrendo o Brasil, incluindo as principais cidades e capitais brasileiras num total de 325 localidades, até o ponto de chegada no RJ em 04/08/2016. Esperamos que a luz olímpica possa iluminar a mente dos senadores e barrarem este golpe sem procedência na história do país.

Desejamos que esta olimpíada seja a mais pacificadora da história, onde todos os atletas, comissões organizadoras, turistas do mundo inteiro se sintam bem acolhidos, em todos os locais e dias da festa dos povos do mundo. Seja assim na paz durante todo o tempo, quando estiverem acontecendo os jogos na cidade sede, o RJ.  

Que cada medalha conquistada por cada atleta de todas as nações seja motivo de muita festa e união entre as nações. Esperamos que estas olimpíadas de 2016 sirva de exemplo para a construção da paz mundial no combate, ao preconceito, e a intolerância e seja um tonificante para o fortalecimento da democracia brasileira, destruindo qualquer possibilidade de golpe e volta ao atraso político no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...