Pular para o conteúdo principal

Momentos difíceis da vida, exige-se ações serenas e firmes.

Todos os momentos da existência humana são transitórios.

A vida humana vive em tempos difíceis diariamente.
A vida humana é composta de   momentos sejam eles bons ou ruins, mas estes   não duram eternamente. Os períodos mais longos também são aqueles extremamente difíceis. Por que parece não vislumbrar perspectivas para   soluções rápidas que venham aliviar ou terminar com os sofrimentos. A impressão é que a cada dia já nasce trazendo mais um problema para ser resolvido. Quando se resolve um nasce mais e mais outros problemas até chegar no momento da exaustão. 

E assim começa aos poucos eliminar as nossas forças humanas, na medida em que   tudo indica, simplesmente não há mais soluções. Começa então a surgir naturalmente o esgotamento mental.  Geralmente quando tudo começa a despencar, nasce o sentimento de derrota. 
Parece que não há mais o que fazer, quando as forças humanas se esgotam, uma a uma, em virtude dos problemas em cascatas. Eles surgem dia a pós dia, sem cessar durante longo período de tempo; quase que interminável.

Ninguém está imune as circunstâncias da vida.

Quem não já passou por circunstâncias e mais circunstâncias ruins; durante longos momentos na vida? Atualmente, nesta sociedade considerada a de alta velocidade da informação digital e frenética, quem afirmar que não está enfrentando algum tipo de problema está faltando com a verdade.   Todos vivem a era da angústia que lentamente vem afetando a existência de todas as pessoas.  E são problemas de todas as espécies a serem resolvidos.  Nem adianta citar um ou dois, faria injustiça em relação aos diversos e ficaria uma lista interminável. 
Pense bem e observe que são muitas dificuldades modernas e de espécies diferentes, se agravam em tempos de crises econômicas, que fogem ao controle de todos. Estes problemas começam muitos deles nos lares e se complementam na grande sociedade com diversos desdobramentos inimagináveis. 
Infelizmente ninguém está imune de que no próximo segundo, pode sim se deparar como uma situação que jamais, imaginaria que fosse ocorrer consigo mesmo. Muitos pensam que as circunstâncias penosas, somente ocorrem com os outros; um tremendo engano.

Nas adversidades existenciais é melhor resolver com serenidade.

A barra de pesquisas com https mostra que o site//blog é seguro.
Agora, perante as situações diversas que afetam direta e indiretamente a humanidade, como se comportar e reagir? Em primeiríssimo lugar nunca perder a calma, não entrar em desespero por que nada disso irá resolver qualquer   situação seja ela mínima ou máxima, pela qual se encontra as pessoas.  
Penso e defendo a tese de que o melhor caminho é nestes momentos é   aplicar; se é que pude a serenidade.  Sentar e com calma, para verificar a origem e o tamanhos das dificuldades, e procurar soluções reais e não fictícias que poderão prejudicar ainda mais as situações, que já são circunstancialmente problemáticas. Um problema não se resolve com outro, pelo contrário pode gerar um problema maior seria uma espécie de efeito cascata. 
Então, a melhor saída correta é, após certo alívio, listar os problemas e procurar soluções para os mais urgentes e começar solucionar um a um, em cada vez. Já que resolver todos de numa vez só praticamente se tonará impossível.

Atualmente a sociedade é mascarada de paz, mas há confrontos.

Portanto, habitamos em uma sociedade de confrontos pessoais e sociais permanentes, mas mascarada de paz, confortos e comodidades, todas promovidas, pelo meio da era digital; o legitimo paradoxo contemporâneo. Todavia, a humanidade amarga os problemas gerados pela própria era da tecnologia da informação, também conhecida como digital. Obviamente, ela não é somente este aspecto gerador das crises, confrontos e problemas entre as pessoas. Há muitos outros fatores, que contribuem com uma maior facilidade geradores de grandes momentos difíceis, na vida entre os seres humanos; nessa contemporaneidade turbulenta.

O consumismo desenfreado também cria sérios problemas para as famílias nos dias de hoje. A sociedade consumista cria mecanismos que forçam as pessoas comprarem mesmo sem ter condições e consequentemente brotam uma avalanche de outros problemas sem fim entre as pessoas. Tudo isso ocorre quando se perde o controle de consumir e se deixa dominar pelos anúncios apeladores. Também, presenciamos uma sociedade em que as pessoas convivem em relacionamentos fugazes, onde um machuca o sentimento do outro sem peso na consciência.


A cruz que derrotou a morte através da Ressurreição de Jesus.

Muitos problemas comportamentais fazem também gerar momentos difíceis na sociedade moderna. Todavia, estas infinidades de situações que já haviam em outras épocas numa escalada menor e atualmente pelo fato de a população mundial ter também aumentado, também os problemas cresceram juntos de maneira escalonada e veloz.   Assim sendo, o que se pode concluir é que vivemos também numa época de tribulação e todas as pessoas experimentam e carregam suas aflições como grande fado diariamente. 
Resolve um e aparece outro e neste ritmo caminha a humanidade para finitude física e somente terá paz eterna quem partir para a salvação em Cristo Jesus, como o único caminho para a paz. Ele sim, solucionará, todos os momentos difíceis da nossa vida, aqui na Terra. Certamente dará a vida eterna, através do seu sacrifício na cruz e ressurreição gloriosa. Pois, a salvação vem da graça de Deus para todos. Eu creio nesta verdade divina. Todavia, respeito também a todos que não aceitam e não creem em Cristo Jesus, como salvador, mas não irei discutir esta questão teológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...