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O homem preserva parte da história nos museus.

A Importância da Preservação e Educação.



A Imagem estilizada mostra colunas gregas e formam o “M” da palavra Museu.
O “M” estilizado da palavra Museu, das colunas gregas.



Os museus são verdadeiros guardiões da história e da cultura humana. Eles preservam e exibem os feitos extraordinários da humanidade, desde os primórdios até os dias atuais, proporcionando um espaço onde o passado encontra o presente e inspira o futuro. Cada peça exposta, cada obra de arte, cada relíquia histórica contida nos museus conta uma história única e valiosa, contribuindo para o entendimento e a apreciação do nosso percurso como civilização. Nesta era de rápidas transformações tecnológicas, os museus continuam a desempenhar um papel essencial, não apenas como centros de preservação, mas também como ambientes de aprendizagem, pesquisa e inspiração contínua.

O homem preserva parte da história nos museus.


Os museus fazem parte da essência histórica do homem. Nos museus, encontram-se os acervos da história da humanidade. Todos os diretores de museus precisam ter cuidados especiais com essas casas públicas da história do homem. Os museus alimentam a vontade natural do ser humano de arquivar tudo que faz parte da vida, criando a identidade do inventor. Além disso, possuem elementos reais que auxiliam na continuidade e reconstrução dos inventos e objetos que compõem a história da humanidade.

A preservação como Pilar.


A preservação da vida e a conservação dos grandes feitos são fundamentais. Os museus servem como exemplos e inspirações para futuras gerações, incentivando a criação de novas invenções aprimoradas. Esse anseio humano vem desde os primórdios até a contemporaneidade.

Nos museus, é possível catalogar e conservar tudo em locais especiais. Eles são ambientes públicos e seguros para a exposição e estudo dos objetos que compõem a história das criações humanas. Assim, os museus são grandes patrimônios históricos e culturais da humanidade, locais excelentes para visitação e pesquisas minuciosas.

O Papel Educativo dos Museus.


O “M” de Museu transmite uma mensagem de união das pessoas, contribuindo para a preservação dos museus.
O "M" parece duas pessoas de mãos dadas rumo ao Museu.


Os museus permitem retroceder às origens e reafirmar a capacidade humana de melhorar tudo o que já foi construído. Nessa troca de experiências, as pessoas mostram ao mundo suas habilidades de criar, redescobrir e reconstruir através do raciocínio. Cada invento é um protótipo que as próximas gerações perceberão e aprimoraram com novas tecnologias.

A Era Digital e os Museus.


Nem todas as cidades possuem museus, mas outras têm vários que catalogam diversos objetos conforme cada área do conhecimento. Com a era da tecnologia da informação, ficou mais fácil e ágil interagir com outros museus. Hoje, grandes museus do país e do mundo podem ser visitados de casa mediante computadores e dispositivos móveis conectados à internet.

Valorização e Acesso aos Museus.


Quem tem o privilégio de possuir um museu na cidade, seja ele pequeno, médio ou grande, organizado de maneira rústica e sofisticada, está de parabéns. Nunca deixe de visitar e ver in loco a história preservada através dos objetos, obras de arte, utensílios, restos de grandes animais pré-históricos e muitos outros itens que mostram a evolução da ciência, arte e tecnologia.

Preservação das Memórias.


Preservar memórias é essencial para a construção histórica. A história só existe porque há preservação dos grandes feitos que transformaram a humanidade. 


Esses legados servem de inspiração para novos benfeitores surgirem e criarem invenções a serviço da vida e do bem comum. Os museus têm essa finalidade especial: levar as gerações atuais a ver e analisar o que seus antecessores fizeram de maravilhoso. São repletos de materiais para estudo e pesquisa de projetos futuros.

Educação e Museus.


O ser humano é incrível! Quem pode visitar as preciosidades de um museu, muitas vezes, não o faz. Há desinteresse em valorizar as boas coisas da cidade. Já os turistas têm amplo desejo de conhecer os enigmas históricos preservados nos museus. No Brasil, isso talvez se relacione ao sistema educacional ineficaz que não valoriza esses espaços. Talvez em outros países, as pessoas valorizem mais seus museus e invenções históricas.

Mudança de Mentalidade.


Há uma mentalidade depreciativa entre alguns brasileiros que veem os museus apenas como locais de objetos antigos e sem valor. Isso deve mudar, e as escolas devem ensinar a importância dos museus para entender a história. Professores de história e outras disciplinas deveriam levar os alunos aos museus para mostrar que tudo o que estudam é real e não apenas teoria. Somente assim, a longo prazo, mudaremos esse conceito ruim em relação aos museus.

Aprendizado nos Museus.


Uma visita ao museu é ideal para aprofundar a aprendizagem com especialistas nas diferentes áreas do conhecimento. Nos museus estão muitas das coisas importantes da história humana, todas preservadas com cautela e catalogadas cientificamente.
 

Museólogos têm a missão especial de fazer os museus funcionarem de maneira científica, zelando pela preservação e interação dos acervos com a sociedade.

Portanto, os museus são mais do que meros repositórios de objetos antigos; eles são instituições vibrantes que mantêm viva a chama do conhecimento e da inovação. Através da preservação cuidadosa e da exposição das criações humanas, eles nos lembram de onde viemos e nos inspiram a continuar construindo um futuro melhor. Valorizar e frequentar os museus é um ato de reconhecimento do nosso patrimônio cultural e histórico, além de uma oportunidade inestimável de aprendizado. Que possamos sempre preservar esses tesouros e reconhecer a importância dos museus em nossa sociedade, incentivando cada vez mais a educação e o respeito pela nossa rica herança coletiva.
Que possamos sempre preservar esses tesouros e reconhecer a importância dos museus em nossa sociedade, incentivando cada vez mais a educação e o respeito pela nossa rica herança coletiva.
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Referências:

— ANDERSON, G. (Org.). Reinventing the Museum: The Evolving Conversation on the Paradigm Shift. 2. Ed. Lanham: Altamira Press, 2012.
— BENNETT, T. The Birth of the Museum: History, Theory, Politics. London: Routledge, 1995.
— CAMERON, D. F. *The Museum, a Temple or the Forum?Journal of World History, v. 14, n. 1, p. 10–29, 1971.
— DEWEY, J. The Public and its Problems. New York: Henry Holt and Company, 1927.
— DUNCAN, C. Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums. London: Routledge, 1995.
— HEIN, G. E. Learning in the Museum. London: Routledge, 1998.
— HOOPER-GREENHILL, E. Museums and the Interpretation of Visual Culture. London: Routledge, 2000.
— KAPLAN, F. E. S. Museums and the Making of “Ourselves”: The Role of Objects in National Identity. London: Leicester University Press, 1994.
— LORD, B.; LORD, G. D. (Eds.). The Manual of Museum Planning. 3. ed. Lanham: Rowman & Littlefield, 2012.
— MACDONALD, S. (Ed.). A Companion to Museum Studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.
— MARSTINE, J. (Ed.). New Museum Theory and Practice: An Introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

Comentários

  1. Boa tarde minha amiga, seja bem-vinda ao blog analiseagora, volte sempre.
    Realmente os museus acumulam e conserva a história da humanidade a partir de todas as peças históricas lá existentes e por isso é importantíssimo a valorização de tudo que existem como excelentes fontes de pesquisas nos museus nas mais diversas áreas do conhecimento humano de todos os tempos.
    Visitar um museu é constatar in loco o que os nossos antepassados criaram e as mesmas peças poderão servir de inspiração a criação novos inventos adaptados a era digital.

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  2. Quando visitamos os museus nos deparamos com a história na pártica. Saímos da teoria dos livros para uma verificação in loco dos acervos ali conservados e a partir de então\: aprender a reescrever uma nova história inciando com as coisas observadas em seus detalhes. Somente a assim para se ter uma outra visão dos acontecimentos. Portanto, os museus são verdadeiras salas de aulas para se observar,estudar e pesquisar a linha do tempo na história. O país que não conserva os museus não respeita a cultura da nação e também dos povos. É uma nação sem memória e sem referência cultural. O Brasil perdeu sua identidade histórica, com o museu nacional em cinzas.

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  3. Verdade! Os museus são de fato esses tesouros de pesquisas, investigações cientificas, além de conservar a memória histórica de uma nação. Uma realidade que é relevante e preservada em todos os países do mundo,exceto no Brasil. Aqui os gestores públicos cortam as verbas de conservação e tudo se caminha para a deterioração ou tragédias anunciadas como ocorreu com o museu nacional. Uma Instituição de mais de 200 anos de história agora se transformou em escombros e cinzas. É simplesmente lamentável! É Brasil ou melhor os administradores, que não não respeitam a memória histórica de seu povo é uma vergonha para o mundo.

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  4. Verdade, muitos países que faziam intercambio culturais, também perderam suas obras e lamentavelmente não as terão mais!

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