Pular para o conteúdo principal

O ser humano cansado precocemente.

A imagem diz com circuitos elétricos que representa a era da tecnologia da informação diz: o homem moderno está cansado.
A imagem diz:o homem moderno está cansado é fato.
O homem ser racional singular no mundo e conectado à internet. Criou uma aldeia digital globalizada entre os povos. As consequências desta ação são múltiplas e preocupantes. Esta nova geração de humanos estão cansados, depressivos, irritados, insatisfeitos e cada vez mais vive num ritmo crescente e assustador que ultrapassa a velocidade natural do tempo biológico. Pode-se perceber estas constantes reclamações das pessoas em geral. Independentes da faixa-etária, tem os mesmos sintomas e vem a ser uma realidade presente na sociedade marcada pela força da tecnologia da informação que atua de uma forma exorbitante nas vidas das pessoas. São os efeitos colaterais da tão badalada era digital.


Analisando bem os fatos podemos encontrar algumas prováveis causas dessa geração a qual anda exausta. Quero deixar bem transparente que somente os cientistas e os profissionais da área da psiquiatria e psicologia, poderão cientificamente desvendar com precisão o porquê desta geração está sofrendo prematuramente com o cansaço, a irritação, a insatisfação e a depressão precoce. Porém, mesmo que não pertenço a estas áreas do conhecimento da psique. Contudo, do ponto de vista leigo se   observa os fatos e as reações constantes dessa geração. Numa simples conversa aparece as queixas das múltiplas   doenças da alma. Por isso, me levou a fazer algumas reflexões sobre esta realidade inquestionável. Pare e observe o comportamento e as obstinações consumistas de todos querer que tudo possa brotar da noite para o dia como se fosse útil e indispensável à vida moderna. Além desta tendência consumista que é fato real. A nossa geração atual é absolutamente sedentária.

Deleitam-se em seus dispositivos móveis e computadores conectados a internet, de olhos vidrados nas últimas atualizações das notícias e as fofocas e os compartilhamentos entre amigos de tudo que é sucesso nas redes sociais. Permanecem plugados ao mundo por um período de tempo interminável. Tudo dentro das quatro paredes do quarto. Esta geração vive conectada ao mundo virtual, uma boa parte de suas vidas preciosas são gastas navegando em oceanos virtuais desconhecidos. Constroem amizades nos quatro cantos da Terra, mas tem um agravante, muitos destes amigos   são mascarados, se passam por outras pessoas os velhos conhecidos fake do inglês = falso, são falsos perfis da web.  São gente do mal muitíssimos perigosos que se chegam de bonzinhos.  


A imagem mostra as pessoas digitando e se comunicando pela internet com amigos de todas as partes do mundo.
O homem moderno se comunicado com muitos amigos nas redes sociais

Muitas pessoas se trancam em seus lares fugindo da violência, porém nunca esquecer que no mundo virtual existe sim, muita gente de má índole e extremamente violentas. Estas têm a cara de pau de se apresentarem de amáveis. Assim sendo, tenham cuidado com as amizades suspeitas. O mais irônico é que muita gente começa a se distanciar dos familiares e também nem mais conhece o vizinho do lado, mas conhece amigos do outro lado do mundo. Além de tudo, isso nunca fazem amizades reais. E ao mesmo tempo esquecem-se das belezas naturais da sua cidade, da rua, do bairro, dos parques, as áreas de lazer que são inúmeras e o contato com outras pessoas para uma boa conversa olhando olho no olho. Uma sadia pelada de futebol com os amigos, uma saudável caminhada pelas ciclovias. Tudo isso a nossa geração está deixando de curtir com intensidade para construir uma vida de péssima qualidade. Com pouca saúde física e mental, como já diziam os antigos sábios “Mens sana in corpore sano” (fonte: Juvenal poeta romano). Diante desta realidade o homem moderno, vai naufragando vagarosamente nas necessidades criadas através das tecnologias de ponta. Frente a estas pressões que as grandes empresas produzem e fazem vendê-las insaciavelmente a sociedade consumista. A princípio é imprescindível a vida moderna dentro da sofisticação que tem um alto preço para a saúde. Todas as bugigangas avaliadas de top, mas num breve espaço de tempo tudo passa a ser sucata. A luta do homem moderno contra a velocidade da tecnologia, se trava um verdadeiro trabalho interminável. Comparado ao antigo mito grego de sísifo, mas sem dúvida é cada vez mais atualíssimo. 

Infelizmente a geração atualmente é escrava dos lançamentos das intermináveis bugigangas tecnológicas consideradas insuperáveis. Estas novidades terminam o encanto em três dias e em seguida se anunciam novos lançamentos com pequenas modificações somente para gerar vendas. Segundo a lei do consumo as industrias criam   necessidades indispensáveis à vida diária, assim os apelos comerciais são constantes e fortes.  Você não possui em sua casa a última bugiganga da marca tal, lançada na mais alta pompa e glamour em um pool sincronizado nos meios de comunicações, você já não é mais atualizado, é um ultrapassado e anacrônico. É importante desvencilhar-se da mesmice e venha comprar o novo! Seja feliz! Porém é pura ilusão depois de certo tempo transforma-se em plena frustração e brota em seu ser um extremo vazio existencial. Muita gente pensa que o sentido da vida somente será preenchido, através de uma nova compra do já anunciado produto. São as melhores jogadas e pensadas estratégias de marketing para atrair e vender em altas quantidades a mais nova geringonça da tecnologia da informação. 

Por mais que a ciência avance nas
http://www.analiseagora.com/
A imagem diz: o homem moderno cansado é uma realidade.
determinadas pesquisas, numa corrida contra o tempo para encontrar curas e doenças e melhorar a qualidade de vida do homem neste mundo moderno não consegue. A mesma tecnologia faz o homem cansar e adoecer precocemente. Ainda assim, não conseguiram nada, mesmo com profunda dedicação em relação às pesquisas sérias, que fazem permanente em busca de uma resposta convincente para estes sintomas que permeia esta geração. Fica claro que assim, como a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento da ciência, a própria tecnologia contribui para construir os males modernos para todos nós, uma grande contradição. Até o presente estão longe de uma resposta e de descobrirem uma formula cientifica que possa eliminar o cansaço, a irritabilidade, a depressão e a insatisfação precoce do homem moderno. Porém, muito menos, para eliminar o envelhecimento das nossas células humanas que morrem lenta e silenciosamente sem percebermos. Apenas notamos ao longo dos anos os resultados que surgem em nosso corpo de diversas formas. Muitos partem para os extremos maquiando as marcas do tempo, através de cirurgias plásticas, cosméticos e vários complexos vitamínicos, que prometem milagres, mas às vezes faz até alguns efeitos contrários e irreversíveis a saúde. Consequentemente o surgimento de várias enfermidades levando o homem a perceber e a entender que é simplesmente, um mero conjunto de células que tem uma finitude física num curto período tempo existencial.

http://www.analiseagora.com/
world,web e wide mudou as relações humanas modernas.
Por tanto, não se deixe derrotar pelo consumismo saiba usar tudo com precaução. Ora! O que adianta a arrogância, a empáfia de poder consumir insaciável, mas que    corrói seu íntimo, deixando o mais cansado, insatisfeito, irritado e até mesmo depressivo? Porque não viver uma vida regrada na simplicidade? E não ficar doente por quer não pode comprar o cacareco do último lançamento da gigante que domina o mundo da tecnologia da informação? Não vamos nos escravizar pelos caprichos exacerbados do lucro ganancioso de muitas empresas que são especializadas em produzir bugigangas que se torna sonho de consumo para muitos e ao mesmo tempo constrói um pesadelo descontrolado sem fim, para consumir mais e mais, na tentativa de superar o cansaço, irritação, depressão e principalmente o vazio existencial.


Viva melhor, viva saudavelmente valorizando as relações familiares, os amigos, e o contato com a natureza. Com certeza vai viver mais e principalmente uma de vida com qualidade. Entretanto, tudo depende de cada organismo e metabolismo, mas o que se percebe é que de fato o homem moderno está cansado ou doente precocemente. Também quero deixa claro que não sou contra a tecnologia, pelo contrário, gosto muito e tem me ajudado muitíssimo. Sou contra sim, a escravidão tecnológica que aos poucos vem minado o que o ser humano tem de mais precioso na vida, sua saúde. A tecnologia dever estar a serviço da vida e não que vida deixe de ser saudável para estar a serviço da tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...