Pular para o conteúdo principal

Os golpes de Estado da história recente do Brasil.

A história do Brasil sempre foi marcada por revoltas e golpes.

A imagem de fundo azul e os caracteres em vermelho diz: Não ao golpe.
A imagem de fundo azul e os caracteres em vermelho diz: Não ao golpe.
Analisando toda a trajetória política brasileira desde o processo de independência, passando pelo período monárquico e republicano se percebe a resistência do nosso povo contra as injustiças e as grandes lutas do povo para conquistar a liberdade e principalmente a democracia com justiça social.
Os ditadores e golpistas também sempre estiveram presentes provendo traições para chegarem ao poder, mas não permanecem no comando da nação por muito tempo por que o povo unido é invencível em qualquer contexto histórico e político do Brasil. Confira abaixo um breve resumo dos três principais golpes da história recente do Brasil.

Síntese dos golpes de estado no Brasil de 1945 a 2016.

1º . Golpe de Estado foi quando em 29 de outubro de 1945.  

Getúlio Vargas foi deposto pelos militares. Era o do fim da Segunda Guerra Mundial o contexto histórico complexo. Como é sabido, Vargas foi Presidente de 1937 a 1945 um ditador aos moldes do fascismo europeu, tendo inclusive se aproximado da Alemanha nazista no início do Estado Novo.

2º. Golpe de Estado no Brasil em 31 de março de 1964.
Na madrugada do dia 31 de março de 1964, o golpe militar foi estourado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. E que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares.
Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. Foi o período mais sangrento de toda a história do Brasil. Durante este criminoso golpe militar muitos jovens e cidadãos contrários foram presos, torturados até a morte. Existe muitos desaparecidos deste aquele período de horror. Ironicamente a Presidente Dilma Rousseff deposta em 2016 foi uma das grades lutadoras contra este golpe e exigia a volta da redemocratização do país. Ela carrega em sua alma as feridas desta época dos hores da ditadura militar.
O regime acabou quando, o Presidente Tancredo Neves, foi eleito indiretamente em 14 de março de 1985, mas não assumiu por quer faleceu em 21 de abril de 1985. Em função   das complicações de uma cirurgia no intestino que gerou uma infeção generalizada. O então vice-Presidente José Sarney assumiu a Presidência da República do Brasil até 15 de março de 1990. O que deu início ao período conhecido como Nova República.

A imagem nas cores do Brasil diz: mais um golpe de estado no Brasil,em 31/08/2016.O golpe mais sórdido da história recente brasileira iniciou-se com a aceitação do pedido de Impeachment em 2 de dezembro de 2015. e consumou-se em 31 de agosto de 2016,
Mais um golpe de estado no Brasil,em 31/08/2016

3°. Golpe de Estado no Brasil em 31 de agosto de 2016.
No dia 31 de agosto de 2016, o Senado Federal brasileiro consumou mais um golpe de Estado. Quando depuseram a Presidenta Dilma Rousseff legalmente eleita por 54.501,118 votos. Os partidos derrotados, toda a elite dominante brasileira e mais a mídia golpista, nunca aceitaram os resultados das eleições de 2014. Todavia, desde então, arquitetaram o golpe mais sórdido dos últimos tempos ao um governo eleito democraticamente. Este golpe foi organizado desde quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oficializou os resultados das eleições de 2014 e tudo foi tramado a base da intransigência, do pré-conceito e das mais sujas e escandalosas manobras políticas.
O golpe mais sórdido da história recente brasileira iniciou-se com a aceitação do pedido de Impeachment em 2 de dezembro de 2015. e consumou-se em 31 de agosto de 2016, com a cassação do mandato legitimo da Presidente Dilma Rousseff, emanado das urnas confirmada a vontade popular com mais de 54 milhões de votos  

Os desdobramentos e as consequências do golpe de 2016 são ainda imprevisíveis.

A imagem de fundo vermelho e caracteres em branco diz:golpistas!
A imagem diz:golpistas! 
Todos os golpistas se ofendem em serem chamados de golpistas, mas todos eles serão golpistas eternamente.  Tanto os que apoiaram e principalmente os deputados e senadores que votaram a favor da farsa do impeachment, assumirão em suas consciências abjetas, todos os acontecimentos pós-golpe de estado de 31 de agosto de 2016. O golpe mais abominável da história recente do Brasil.

Por tanto, hoje no Brasil se vive uma realidade ruim que poderá piorar por quer o golpe foi instaurado e as autoridades começam a agir contra o povo com truculência. Antes a população podia se manifestar livremente sem nenhuma repressão policial. Agora não é mais assim, a repressão começa a entrar em cena. Nas primeiras manifestações pacíficas contra este golpe os cidadãos foram brutalmente reprimidos pelas policias dos governos estaduais que apoiaram o golpe. Este golpe começou a dar sinais violentos de como será daqui em diante em qualquer tipo de manifestação.

O mundo viu como foi a violência policial em São Paulo contra os cidadãos contrários ao golpe. Não se espante se nas próximas manifestações o governo golpista não reprimirá os manifestantes com truculência. Em relação a tudo o que está acontecendo e do que está porvir a mídia procura abafar e afirmar o que houve não foi golpe! Foi simplesmente impeachment normal. Esta estória de impeachment é uma grande mentira e o que houve foi mesmo foi um golpe de estado. Todas as consequências serão de inteira responsabilidade de quem apoiou e principalmente de todos os parlamentares que votaram para consumar o golpe de 2016 no Brasil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...