Pular para o conteúdo principal

A palavra espere! Irrita as pessoas da era digital.

Atualmente as pessoas vivem sob a pressa da tecnologia da informação.

A imagem de fundo vermelho e letras em azuis diz:por favor espere.
Por favor Espere!

A expressão espere nos dias de hoje soa como uma sentença de condenação numa sociedade onde tudo é movida a alta velocidade. Ninguém mais tem a paciência de saber esperar tudo tem que andar de acordo com a velocidade do som ou da luz.
A própria sociedade moderna em sua organização social, gerou mecanismos apropriados para acelerar a agilidade em todos os setores que se possa imaginar. Tudo tem seu objetivo capitalista, lucrar sem limites, pois como é dito o aforismo popular ‘tempo é dinheiro', pois, quem não entra no corre e corre frenético não pode ganhar dinheiro, somente poderá ter grandes prejuízos.


Porém, em nosso país esta palavra espere não causa tanto transtorno. Por que a população está acostumada a esperar nas filas intermináveis de quaisquer repartições públicas e também privada. As pessoas estão condicionadas a enfrentar grandes filas para tudo. Se algum dia em qualquer lugar como por exemplo os bancos, hospitais, prefeituras, cinema, teatro, restaurantes, correios, casas lotéricas e etc; se não tem uma extensa fila, as pessoas consideram estranho e anormal, por que o normal é ter as irritantes filas para tudo que se vai fazer. Os guichês já expõem a frase em letras garrafais, entrem na fila única!

A tecnologia ainda não eliminou este velho e péssimo hábito no Brasil, talvez em   outros países não existam filas iguais a do nosso país. Tem capitais brasileiras que até criaram a lei da fila que determina o tempo que os usuários podem permanecer nas filas bancárias. Se aplicam multas em caso de   reincidências, pode perder o direito de funcionamento, mas como sempre nunca são respeitadas e fica o dito pelo não dito, mas quem sofre é a população.

Os avanços da era digital, porém, os problemas da pressa do povo não se resolvem.

A imagem mostra o simbolo gráfico @ (arroba) que um dos ícones da era da tecnologia da informação ou era digital
O caractere @ é o ícone da era digital.
A tecnologia da era digital avançou, mas nem sempre todas as engrenagens modernas dos seus sistemas funcionam perfeitamente para massagear o ego dos capitalistas.  Evidentemente, na hora de vender uma produção resultado da criação da tecnologia de última geração se fazem comerciais além da capacidade do que os produtos são capazes de fazer. O homem da era digital confia demasiadamente nas máquinas, mas elas falham. 

No momento em que falham não pode mais atender as necessidades das pessoas que querem tudo para ontem e não pode esperar. A quão promissora e badalada ferramenta tecnológica, para solucionar os problemas e otimizar todos os trabalhos e serviços de um determinado empreendimento de pequeno, médio e grande porte de qualquer área de atividade de investimento econômico. Em muitas ocasiões se transforma num grande problema para estas empresas e usuários.

Os meios operacionais estão disponíveis num mundo onde se respira tecnologia para fazer avançar as coisas além da capacidade humana, que visa só e somente só lucros. Contudo, os inventores esqueceram que ainda a maioria da população está em fase de adaptação para acompanhar o ritmo da urgência tecnológica da informação. Mesmo diante de todas as parafernálias que existem atualmente em certo momento tudo volta ao ponto zero. Ainda que, nada funcione devido uma pane no sistema, a palavra espere irrita todas as pessoas. Evidentemente, que existem aqueles que são compreensíveis e outros pelo fato de não compreender como tudo funciona se irrita facilmente e ocorrem situações de conflitos entre os operadores de quaisquer sistemas e os usuários.
Já presenciei amigos destruírem seus computadores simplesmente porque ocorreu falhas na conexão e no instante de ímpeto jogaram seus notebooks no chão e quebraram com martelo, mas depois que passou a raiva se arrependeram amargamente. Nestas situações ocorreram várias causas; pressão do chefe para aumentar a produção, falha de conexão da operadora de internet e o descontrole emocional da própria pessoa que não se conteve com as mais diversas pressões. Demonstrou a incapacidade de administrar situações que ultrapassam todos os seus limites de controle sobre o funcionamento das máquinas. Faltou a sabedoria de esperar pacientemente uma solução.  Não soube usar de prudência e pensar que não sabe tudo e depende da colaboração de outrem nestes momentos críticos. Não tem serenidade para resolver os problemas no tempo certo, isto é não soube esperar. 

Este exemplo real é simplesmente para mostrar como as pessoas não conseguem ter a virtude da paciência para ser aplicada em muitas circunstâncias da vida. Não tem como condenar pessoas assim, porque elas estão vivendo num legítimo turbilhão de pressão causada através de uma cadeia de falhas dos próprios sistemas da contemporaneidade.

Hoje as pessoas não podem mais esperar em função da tecnologia veloz.

Este e outros tipos de situações certamente ocorrem constantemente em todos os setores de trabalhos, serviços e também nos lares. Ninguém consegue mais esperar, tudo deve ser feito em plena pressa se não perde para a concorrência de mercado, mas tem um tempo que todos são obrigados a esperar!   É o grande paradoxo desta vida atualizada, através de tudo que se produz e vende velozmente para obter lucros em tudo, visando o consumismo patológico.

A modernidade promete conforto e comodidade em tudo o que se produz, lança rapidamente   e vende, mas não consegue se cumprir com o prometido porque as coisas são feitas para durarem pouco tempo e com isso consumir mais e vender mais. Sem poder esperar todos entram como refém das grandes incorporadoras fabricantes de produtos descartáveis. Tudo passa desapercebida por que ninguém tem paciência de esperar e pensar para comprar algo melhor e seguro, se é que existe neste mundo da pressa!
Levando em consideração a toda a explanação se pode chegar à conclusão   que algumas pessoas odeiam a esperar porque imaginam que todos os sistemas funcionam perfeitamente. Ora!  Uma grande e pura ilusão da modernidade. 
É imprescindível pensar que nada é perfeito, mesmo que o fabricante faça ilusório comercial da perfeição de seu produto em todas as mídias. Perante este panorama nada trabalha em plena perfeição. Normalmente não se atende as necessidades do povo. Em vista a tudo isso também ninguém suporta esperar porque a própria sociedade moderna conclui que esperar é prejuízo e esta mentalidade está entre as pessoas.

A burocracia irrita e fazem as pessoas esperar soluções.

O sistema de organização social conduz as pessoas não suportar a esperar. Todavia nem tudo se consegue fazer na hora marcada. Outro fator que necessariamente é preciso levar em consideração é o ingrediente ruim conhecidíssimo como burocracia. Certamente na nossa e em muitas sociedades atrapalham demais as vidas dos contribuintes. 
Aqui no Brasil já houve épocas ainda mais ruins, onde a burocracia emperra tudo. Melhorou um pouco, mas existe muitos resquícios burocráticos que inviabilizam as coisas andarem rápido e não há jeito de mudar esta realidade. Com esta situação as pessoas que estão acostumados a viver com a ligeireza da tecnologia da informação, se irritam com a lentidão da burocracia estatal. 

O esperar contribui de maneira forçada a ter paciência.

A imagem mostra uma placa de aplicativo móvel e está escrita a frase. A angustia da era digital.
A angústia da era digital.
Portanto, esperar é uma realidade do dia a dia e quem não suporta com a espera procure fazer o exercício da paciência. Ainda que vivemos submergidos de tecnologia para tudo, mas até agora, ainda não criaram um aplicativo que viesse eliminar em cem por cento, o tempo de espera que as pessoas exercem para fazer as coisas que gostam e também aquelas que não são agradáveis. Exemplos, como permanecer horas e horas nas filas dos hospitais, supermercados, departamentos públicos para resolver questões burocráticas e tantas outras coisas que realmente quem não gosta de esperar necessariamente tem que esperar e esperar até chegar à sua vez para receber um não e ouvir espere mais umas horas, dias, meses e anos para que o seu caso seja solucionado. Nestas circunstâncias todas as parafernálias tecnológicas, são inúteis e se transformam em sucata porque não ajudam em nada na angústia humana de ver seus problemas solucionados. 

                                          
As engrenagens de ferro desenham o ritmo da vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...