Pular para o conteúdo principal

Dezembro o mês da agitação da população brasileira e mundial.

O mês da agitação e ansiedade entre os brasileiros para concluir os trabalhos e fazer compras.


Dezembro o mês da agitação da população.
A correria para concluir os trabalhos atrasados a ansiedade para fazer as compras e mais as festas transformam dezembro o mês da agitação da população brasileira e também mundial.
O mês de dezembro deveria ser de calmaria e serenidade, mas é extremamente agitado para uma grande maioria da população brasileira. Esta situação provavelmente também deve está se repetindo em quase todos os países. Esta realidade é simples de ser verificada in loco.
Não precisa ir muito longe basta sair do lar para fazer uma simples observação e perceber o movimento do povo nas ruas, nos bairros comerciais, nos pequenos e grandes centros urbanos, onde têm as ruas somente destinadas as feiras ao céu aberto, onde se vende de tudo que se possa imaginar. Desde alfinetes aos eletrônicos de última geração e o mais grave todos são piratas. Além dos shoppings em todo o país que recebe uma intensa movimentação de consumidores.
Na época que antecede o natal a movimentação ocorre desde os pequenos comércios aos grandes shoppings, redes de supermercados e as lojas de roupas. Os Outlets que estão chegando ao Brasil com muita força. As lojas de eletros, eletrônicos, informáticas, perfumarias e cosméticos, estão lotados de consumidores vorazes para garantir a tradicional troca de presentes na noite de natal. 

Os bancos e as financeiras de cartões de créditos estão em pleno vapor lucrando através das maiores taxas de juros abusivos do mundo. O povo cada vez mais se enforcando em dívidas comprometedoras dos seus rendimentos para o ano todo.

Os brasileiro criaram a cultura do atraso e se acumula tudo para última hora.

Como os brasileiros criaram a cultura do atraso então é de praxe deixar tudo para fazer em última hora e geralmente o resultado sempre é estressante. Todos têm a mesma finalidade de concluir em poucos dias uma avalanche de atividades deixadas para traz e somadas as do trabalho normal, que aproximar-se encaminhar para a exaustão física e psíquica. A agitação começa pelo trânsito desorganizado e perigoso. 


A maioria quer chegar aos locais de trabalho e de outras atividades extras; em alta velocidade como se estivessem pilotando um carro de formula I. E como o sistema viário em nosso país é extremamente precário todos permanecem num desgastante e irritante “engarrafamento” de carros que não andam para lugar algum. 


Em muitas situações acontecem os mais trágicos dos acidentes nesta época do ano no Brasil. Muitos condutores fazem uma combinação perigosa: álcool e direção, mais uma pitada de negligência e estresse extremo geralmente termina em grandes tragédias. Estas inconsequentes tragédias ceifam vidas precocemente de outrem, em situações tranquilas.
No mês de dezembro que era para ser mais tranquilo se aumenta o estresse entre a população.

O mês da agitação prejudicial a saúde mental,  física e financeira das famílias. 




A trocam joias  e outros presentes valiosos na noite de natal.

Portanto, o mês de dezembro aqui no Brasil é o mês da correria, da agitação onde a população permanece em um grau de estresse que pode chegar a exaustão pessoal e também atingir uma enorme maioria do nosso povo. Isso é muito ruim por quer as consequências são imprevisíveis para saúde de todos. Eu penso que tudo está vinculado a alguns aspectos que as pessoas poderiam repensar e melhor. Primeiro há uma falta de planejamento para se cumprir nos prazos estabelecidos as metas e não deixar acumular tudo para a última hora. Segundo a tradição natalina exige coisas desnecessárias. As pessoas deveriam redescobrir que a pressa é um péssimo negócio para si e a sociedade. 


Pensar em deixar quase tudo para fazer, nos últimos segundos certamente; termina em grandes prejuízos. Então agora é um momento de confraternização e somente será possível dentro de um clima de paz e tranquilidade. Temos que ter claro que enquanto vivermos sempre terá final de ano. 


E para que tenhamos um final de ano sereno é fundamental fazer as tarefas dentro das metas a serem cumpridas diárias, semana e mensalmente para evitar acúmulos de compromissos. Ainda bem que já estamos praticamente em férias um excelente momento para descansar e repensar na vida e nos compromissos que o ano seguinte nos traz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...