Pular para o conteúdo principal

Na era da informação digital viabilizou-se o sedentarismo para a humanidade.

http://www.analiseagora.com/
A imagem diz: a era digital criou uma geração sedentária.
O sedentarismo é um hábito ruim que vem perseguindo o homem desde quando deixou de ser nômade. Basta olhar os anais da história para constar esta realidade. A tendência humana é partir para a acomodação, o conforto e o bem-estar sem pensar na saúde.  Esta situação vem se agravando acentuadamente na conhecida era digital. Neste momento no auge da tecnologia da informação a humanidade adaptou e viabilizou-se rapidamente ao perigoso sedentarismo

Muitas pessoas que nasceram antes da era digital conservam um estilo de vida completamente diferente de quem nasceu após a era da tecnologia da informação. Porém, mesmo quem nasceu precedente a internet está indo para o mesmo caminho.

Por quer as novidades da web que são enormes e atraem todos a permanecer no comodismo, do que fazer algo que seja útil a saúde e nesta mudança de comportamento simultaneamente se anda na direção ao sedentarismo.  Uma rotina totalmente prejudicial à saúde de todos que ficam horas e horas em frente ao computador ou nos dispositivos móveis conectados à internet.

As consequências deste péssimo hábito de permanecer sentado, seja no trabalho ou em casa, perante ao computador quase a maior parte da vida; é muitíssimo perigoso para a saúde física e mental. Certamente todos terão resultados desastrosos em relação a qualidade de vida. Os efeitos colaterais são muitos, alguns já são bem conhecidos. Especificamente estresse, angustia, irritação e obesidade. Entretanto, ainda existem outros males desconhecidos e danosos a vida, agem silenciosamente contra a saúde de todos os humanos; conhecidos internautas compulsivos. Em meio a tudo isso existem muitas alternativas para todos criar equilíbrio quanto ao uso da internet e manter um estilo de vida saudável. Tudo irá depender da atitude firme de cada pessoa a não se deixasse ser vencido pela força da web, mas criar costume intenso e mudar o estilo parado e sair da inercia. Partir para a rua caminhar, ir as academias de educação física, para se exercitar-se sob a orientação dos profissionais, fazer natação, dançar e correr para colocar o corpo em movimento.   Lentamente se obterá também uma vida saudável.


Com a invenção da rede de computadores o mundo nunca mais foi o mesmo. Uma nova geração se criou conectada a web e muitas consequências nas relações pessoais e familiares ocorreram além de gerar uma nova geração sedentária.
A imagem mostra os três www uma invenção que mudou o mundo. 

Porém, não existem mais desculpas inaceitáveis para procurar justificar a imobilidade. Exceto aqueles que realmente apresentam enfermidades que não permitem mais se locomover. É simplesmente simplório demais, afirmar que não existe nada de atraente para se movimentar tranquilamente em seu meio social.  Preste bem atenção! Em todas as coisas em que seu município lhe oferece para eliminar a estagnação física. Ora!   Hoje em quase todas as cidades do país e do mundo existem as belas e seguras ciclovias para os ciclistas e todas elas podem ser utilizadas pela a população fazer suas caminhadas. Elas são   bons meios para expulsar o sedentarismo da vida. Mesmo quem trabalha deve se programar e separar algumas horas durante o dia para se locomover de bicicleta, caminhadas, corridas, praticar diversos tipos de esportes com os amigos nas quadras esportivas públicas.

Também exercitar-se nas academias ao ar livre que são públicas e melhor ainda com profissionais da área da educação física que são orientadores especializados, tudo gratuitamente. Agindo desta forma permanente a população eliminará a inatividade e como prêmio incomensurável todos   ganharão saúde e obviamente viverão melhor e mais tempo.

A imagem mostra alguém sentado  digitando trabalhos da empresa. 
Portanto,o sedentarismo nesta era da tecnologia da informação é uma realidade pressente na vida de todos os humanos. Imprescindível que todos sejam cautelosos quanto ao uso da internet e pensem mais na saúde física e mental. Fundamental estabelecer limites de horários para os filhos e os convidar para passear, jogar um futebol com os amigos da escola. Promover caminhadas diárias nas ciclovias da cidade com a família. Fazer algumas trilhas ecológicas em lugares apropriados com a orientação do guia do parque. Fazer apequenites nos parques da cidade ou em outros lugares específicos para manter mais horas possíveis as crianças, adolescentes e jovens fora da internet para curtir a natureza e respirar ar puro. Estas e outras   são medidas simples, mas eficazes para expulsar da vida o mal do século o sedentarismo.  

Não se pode permitir ser escravo da tecnologia, mas pelo contrário, a tecnologia da informação, necessariamente precisa ser dominada pelos humanos. E saber a utilizar como uma ferramenta útil para as atividades do cotidiano. 

Comentários

  1. ¡Buenas noches amigo!

    Bienvenido a analiseagora blog.

    Si todas las empresas fissessem esto con sus empleados, que sin duda inciando gradualmente un proceso de bienestar de los trabajadores y por lo tanto aliviado el estrés y tener una mejor productividad de calidad sin lograr que la gente agotamiento. Aquí en Brasil son muy pocas las empresas que adoptan es la política de calidad de vida de sus empleados. La gran mayoría todavía ven a sus empleados como esclavos. Los empleadores sólo buscan ganancias a cualquier precio, sin pensar que los trabajadores están hechos de carne y hueso, no de hierro.
    Agradecido por sus comentarios y volver a nuestro analiseagora blog. Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...