Pular para o conteúdo principal

A nossa água é poluída duplamente.

Os habitantes recebem em suas casas uma água cara e com aparência de limpa.
 

A imagem mostra um bloco de rocha e no meio uma broca de aço especial perfurando a mesma até encontrar a água cristalina e potável, é assim que se faz um poço artesiano com equipamentos especiais.
A água do poço e potável sem aditivo químico é saudável para a saúde. 

Todos pagam água mais cara às companhias estaduais e municipais. Evidentemente é considerada potável, própria para o consumo humano. Ela é geralmente a água que aparentemente limpa, isto é, a olho nu, mas é poluída duplamente com produtos químicos e invisíveis. Como todos sabem ela sai poluída dos rios e ao chegar nas estações de tratamentos, recebem mais cargas de produtos químicos para limpar, porém, a deixa contaminada invisivelmente. 

Entretanto, se os consumidores oferecessem condições para mandarem fazerem análises em laboratórios idôneos, renomados, independentes e isentos de quaisquer interferências governamentais comprovariam que a nossa água é sim poluída duas vezes porque contém muitos elementos químicos prejudiciais à saúde humana que não são colocados nas discriminações das faturas.

 

É muito simples afirmar que todos ingerem água de péssima qualidade para a saúde. Não necessita de muitos esforços para fazer esta constatação. Se você tiver a oportunidade de visitar ou passar as margens dos rios que banham sua cidade verá que as águas são realmente sujas. No entanto, é de lá onde as empresas públicas bombeiam esse líquido poluído, para as estações de tratamentos. Se pudessem acompanhar todo o processo de tratamento dessa água retirada dos rios poluídos certamente se apavorariam.

 

Vá você mesmo observar a qualidade da água do rio que banha a sua cidade.

 

Observe a qualidade da água do rio de sua cidade ou região e verá a olho nu, que é uma totalmente imprestável para o consumo humano. Na época da estiagem prolongada esta realidade é bem visível. A água é totalmente escura e geralmente nos períodos mais prolongados de secas onde o nível desce além do normal e a qualidade do líquido da vida piora sensivelmente. Nesse estágio ela já é transformada em água preta e malcheirosa. Quem passar ao lado de alguns destes rios não vai aguentar o aroma fétido! Agora pense bem quantos elementos químicos as empresas colocam nessa água preta e fedorenta para a alterar-se em potável? O processo de decantação é rápido para poder abastecer centenas, milhares e milhões de habitantes das cidades.

 

A água após ter passado por diante de todo esse processo de limpeza, volta a ter a aparência limpa e própria para ser consumida, mas todos vão ingerir todos os elementos químicos e alguns até desconhecidos, que não são revelados pelas concessionárias aos consumidores. Mesmo com tudo isso, a água não tem mais as suas propriedades naturais para serem potáveis. As características básicas que se aprendem nas séries iniciais que é insípida (sem gosto), inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor) não existem mais. A não ser que se compre água mineral ou se perfurar um poço artesiano e seja contemplado para ser poluído, ou até mesmo se tenha sucesso de ter perfurado em algum lençol (H 2 O) pura.

 

A contradição é que o Brasil possui muita água limpa, mas todos bebem das águas poluídas.

 

Infelizmente é uma vergonha para a nação brasileira ingerir uma água tão poluída e imprópria para a saúde humana. Num país onde se tem as maiores bacias hidrográficas do mundo. A nação mora em cima do maior lago de água doce do Planeta Terra; o aquífero guarani. Todavia, bebem as águas mais poluídas e caras, uma contradição inexplicável.

As companhias estatais responsáveis pela captação, decantação e distribuição da água para a população fazem um grande esforço para limpar o líquido poluído e venderem aos consumidores, mas é com resíduos químicos invisíveis. Elas nunca aceitarão dizer que a água é polida. Elas irão fazer um festival de argumentos falaciosos para tentar convencer o povo que a água é péssima. Todavia, logo em seguida elas mesmas se contradizem quando na própria fatura onerosa, elas apresentam para os consumidores um pequeno relatório da qualidade da água vendida a população.

 

É fundamental todos lerem nas faturas a qualidade da água que ingere.

 

Preste bem (atenção) consumidor se sua empresa apresenta este relatório mensal no verso da fatura. Lá terá algumas informações. Em primeiro lugar a companhia ameaça interromper o abastecimento da água poluída. Incluir o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, em caso de não pagamento no dia da fatura.

Por último elas colocam alguns percentuais da qualidade da água como turbidez, cor, cloro livre residual e coliformes fecais, fezes neste “item” tenho percebido uma enorme oscilação tem meses que vem com ausência e outros meses com 5% permitidos. É interessante que elas somente detalham a quantidade de cloro, mas os outros produtos químicos prejudiciais à saúde nem aparecem. É neste sentido que afirmo que a água que ingerimos em nosso país é realmente poluída.




Uma poluição invisível que somente através de exames de laboratórios idôneos se pode constatar realmente a química misturada na água que se diz que é de qualidade. Quando falta água, que seria para ser algo anormal, mas em razão das constantes faltas, já é algo normal não ter nas torneiras. Então, quando essa vem de volta, surge a cor do leite, e com um cheiro insuportável. Não dá para beber e nem fazer nenhum tipo de comida. Até para tomar banho é um sacrifício em função do mau cheiro.

 

O grande poluidor das águas é o próprio homem ganancioso.
 

A imagem mostra o poço artesiano com água potável, que é profunda; além das rochas.
A foto mostra o  poço artesiano profundo além das rochas.

Portanto, agora todos hão de convir que o próprio homem em nome do lucro a qualquer preço, é o primeiro responsável direto pela poluição das águas dos rios, lagos, lagoas e lençóis freáticos brasileiros. Então, todos estão pagando pelos erros dos gananciosos que mataram muitos rios de todas as formas possíveis e imagináveis. Não estou condenando as companhias responsáveis pela distribuição de água à população. Ainda é a única maneira que elas dispõem de oferecerem a preços árduos uma água menos poluída do que aquelas que estão nos rios e todos os mananciais brasileiros.

Assim sendo, o homem avarento a polui e é obrigado a beber a mesma água que ele mesmo a longo prazo. Não tem outra saída, principalmente os mais carentes que não possuem condições de comprarem água mineral, perfurar poço artesiano e conhecer a legislação, ou todos estão condenados a beber o líquido da vida; simplesmente cara e poluída para sempre. Contudo, enriquecer as companhias que fazem pouco caso com os consumidores.

 

A sociedade necessita de campanhas educativas para não poluírem a água.

 

Portanto, a situação está aí, o homem poluiu a água o seu grande meio de preservação da vida. A água que jorra da natureza é uma dádiva divina, mas o homem se apropriou, para vender onerosamente aos consumidores, e assim enriquecendo os governos estaduais e municipais. A água do líquido da vida é estatal, mas por pouco tempo, em breve tudo será vendido. Contudo, com isso poderá piorar para toda a população.

Tudo se encaminha para que esse governo entreguista, venha privatizar a água. Coisa que jamais deveria acontecer porque a água é um bem da natureza e não pode ser privatizada. Ficaria muito mais difícil para todos. Este líquido da vida não deve ter um dono específico, mas cabe ao estado administrar corretamente este bem natural para a sociedade.

Tem muitas empresas estrangeiras que estão de olho nesta fatia importante do país. A população deve se unir contra quaisquer ameaças de privatização da água.


Como se livrar desta realidade da água poluída? Somente existem duas opções, mas para quem dispõe de poder aquisitivo é comprar água mineral continuamente para beber e preparar as refeições ou investir na perfuração de poços artesianos. Tem que vibrar, torcer para que seja limpa e potável. É aconselhável somente a consumir após as análises laboratoriais para beber uma água limpa e própria para a saúde.

Outra situação é fazer um trabalho educacional a longo prazo para a reeducação, para toda a população não poluir as nascentes dos rios e não jogar lixo nos lagos e mananciais que abastecem as cidades do país.

Cabe ao governo esse trabalho educacional na mídia para a preservação da água. Aplicar pesadas multas àquelas empresas que criminosamente poluem os rios despejando dejetos e metais pesados que matam os peixes e todos os outros seres vivos dos mananciais. Além de causarem doenças de todos os tipos a população desde as diarreias provocadas pela água contaminada e as patologias neurológicas causadas através dos metais pesados e proibidos que se despejam nos rios.

Comentários

  1. Excelente ideia e ao mesmo tempo é um tema difícil, mas não impossível de realizar. Essa matéria exigirá uma pesquisa de campo lento, envolverá marcas poderosas e sendo assim, é necessário contratar laboratórios idôneos para fazer análises de várias marcas para definir quais realmente são água minerais sérias. Grato pela sugestão, minha amiga. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...