Pular para o conteúdo principal

Os mais de cinquenta anos de ditadura militar no Brasil.

A nação relembra os mais de 50 anos da ditadura.

A imagem de fundo preto e caracteres em vermelho diz: 1964 e Ditadura Nunca Mais!
1964 e Ditadura Nunca Mais!


O Brasil relembra com muita tristeza os anos de ditadura sangrenta de 1964–85. Os mais de cinquenta anos de ditadura existiram no Brasil. No entanto, é para relembrar, lamentar, alertar e para dizer, 1964 nunca mais!

Esta data de 01/04/1964, onde os mentores desta tragédia, os algozes e todos aqueles que figuram nos livros didáticos de “estórias” que relatam uma mentira para os alunos, deveriam ser banidos das salas de aulas e da mente da nação.

Os historiadores verdadeiros teriam a obrigação de reescrever a verdade dos fatos deste golpe militar sangrento.

Contudo, é necessário o relato da verdade e não de algo falacioso para atender a ideologia dos golpistas de 1964. Porque infelizmente é impossível apagar essa mancha da história, porém, é fundamental que se reescrevam para as gerações uma nova narrativa real e não fatos ilusórios.

 

Não obstante, essa data impactante e negativa perdurou ao longo desse período de vinte e um anos sangrentos, de muitas corrupções praticadas sem pudor durante a ditadura militar. Resta lembrar para que não mais possa se repetir. Nesta época nefasta, quem ousasse falar uma vírgula contra a ditadura militar que sucedeu no Brasil e na América Latina, em geral, era punido severamente. Os algozes faziam práticas terroristas, perseguiam, prendiam arbitrariamente, torturavam até a morte e na sequência do horror ocultavam os cadáveres para que os familiares nunca mais soubessem de notícias. Foi o maior genocídio sem precedentes que aconteceu nestas nações da América Latina; nos últimos tempos. A maioria destes criminosos estão impunes. O mais revoltante e triste é que ninguém naquela sinistra época poderia denunciar absolutamente nada, deste verdadeiro terror; apoiada pelas nações influentes e até mesmo a grande imprensa local e corrupta que apoiava esta atrocidade.

Relembrar para não se repetir erros históricos e cruéis.

Pensando bem, é melhor que todos os brasileiros devam relembrar esta data tenebrosa e sirva de alerta para que nunca mais se possa reproduzir em nossa história, outra ditadura como foi essa dos anos 60–70 até 1985.

Quando surgiu o movimento civil e democrático exigindo as eleições diretas já, entre os anos de 1983 e 1984, resultou na primeira eleição indireta em 1985, pondo fim à ditadura militar brasileira; este regime assassino. Uma época aterrorizante como esta, jamais poderá ser esquecida e deve ser sempre lembrada para gritar com todas as forças, que nunca mais se repita ditadura em nosso Brasil.

Ainda com erros e acertos, a democracia é o melhor sistema de governo do mundo.

À democracia este sistema político onde os povos elegem seus representantes, ainda que repleto de mazelas, nunca será comparável a um minuto de ditadura. Tem muita gente por aí falando asneira defendendo a ditadura. Estas pessoas não sabem o que é um regime ditatorial. Os ingênuos defensores do horror ditatorial, deveriam ler e pesquisar o que é uma ditadura militar, suas práticas criminosas, corruptas e fazer uma comparação com a democracia. Tenho certeza de que elas mudariam de julgamento e defenderiam a democracia e condenariam a ditadura.

Todos aqueles que defende a ditadura, é não conhecer a história do País.

A imagem uma nuvens de palavras extraída do texto: os mais de Cinquenta Anos da Ditadura Militar no Brasil.
Os mais de Cinquenta Anos da Ditadura Militar no Brasil.


Aqueles que defendem a ditadura somente podem fazer isto porque realmente desconhece a história de 1964 a 1985, ou são pessoas comprometidas com esta assombrada parte deste período assombroso de assassinatos, desaparecimentos e muita corrupção que ocorreu neste era de sangue e mortes. Tudo era jogado para debaixo do tapete sangrento, deste período vergonhoso do Brasil. Nesta época não havia liberdade de expressão.

 

Qualquer cidadão que comentasse ou fizesse uma crítica aos governos criminosos que administraram o Brasil, durante estes 21 anos; um período sinistro onde muitos inocentes eram presos, torturados até a morte e tinham seus cadáveres ocultados, para que os familiares jamais soubessem do paradeiro. Tudo porque eram rotulados de comunistas ou opositores à ditadura. Quando os algozes da ditadura, não os assassinavam trocavam seus nomes por codinomes ou obrigavam a ir para o exílio, para qualquer país.

O Brasil entrou no atraso histórico com a ditadura.

Durante o período desta tirania o Brasil entrou no atraso e no obscurantismo e na total submissão ao FMI pelas dívidas contraídas para subsidiar os crimes da ditadura e criar uma fachada de desenvolvimento com uma inflação descontrolada. No entanto, se comemorava o milagre econômico brasileiro promovido através das obras faraônicas superfaturadas. Nesta época de repressão e mortes nos porões da ditadura forçaram o povo a comemorar o tricampeonato brasileiro em 1970 na copa do mundo do México. Tudo era semelhante ao pão e circo brasileiro. Qualquer iniciativa cultural era abortada pela censura militar, muitos artistas e atores foram parar no exílio.

Esta data somente serve para lamentar e permanecer em alerta.

Portanto, nestes mais de cinquenta anos da infeliz ditadura militar brasileira, jamais podem comemorar absolutamente nada, seria pior . Simplesmente é prudente lembrar e lamentar como alerta para que nunca mais, esta carnificina possa se repetir, nem no Brasil e nem em nenhum lugar do mundo. Todavia, que a democracia sempre prevaleça. O que podemos fazer é lamentar pelos desaparecidos heróis da história brasileira, vítimas destas atrocidades.

 

Repudiar com todas as forças este lamentável episódio hediondo da história do Brasil. Exigir esclarecimentos através da comissão da verdade, onde está uma lista com muitos desaparecidos, ser punições para os responsáveis destes crimes contra a humanidade, que ocorreram no Brasil e na América Latina. Quem dava este extraordinário,  eram os  EUA. Todos têm o dever de exaltar, proteger, sempre a democracia do nosso país.

Comentários

  1. O mais revoltante são pessoas jovens e adultas que desconhecem a história do Brasil e os horrores dessa época de 1964-1985 e pedem a volta da ditadura. Não sei se realmente é por falta de conhecimento histórico, ou é por ingenuidade ou são manipuladas, ou por maldade mesmo. É uma situação complicada a posição ambígua de grande parte da população brasileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...