Pular para o conteúdo principal

A convivência humana é difícil seja ela real ou virtual.

É complexo a convivência humana no meio real e virtual.

A imagem de fundo vermelho e um circulo na cor azul e caracteres amarelos e branco diz: a convivência humana real e virtual Na web, wide e word.(www).
A convivência humana real e virtual na web,wide e world. 
A convivência humana de maneira genérica seja no âmbito real ou virtual é muitíssimo complexa. Para manter em alto nível as relações humanas, necessariamente exige-se sagaz diplomacia do dirigente de qualquer entidade de caráter social pública ou particular, real ou virtual.
Principalmente, quando se está no comando dos grandes   grupos de humanos de múltiplas e exigências e pensar diversificados.

Não importa a quantidade de pessoas participantes numa determinada comunidade.  O convívio diário e as dificuldades são as mesmas. Porém, o volume dos problemas e as diversificações são proporcionais a relevância do grupo de pessoas participantes.
Quanto maior o grupo também máximo serão os problemas. Então quem estar no controle, necessariamente precisa possuir a sensibilidades e alto grau de habilidades para resolver as mais vaiadas adversidades, sem deixar alguém magoado. É uma arte trabalhar com público diversificado e agradar a todos. Nunca este objetivo será alcançado é totalmente impossível desenvolver uma política de relações humanas, que venha contemplar em absoluto a todos os humanos. A insatisfação sempre estará presente de uma forma ou de outra seja ela minúscula ou enorme, mas sempre permeará no convívio das convivências sociais.

O desafio do líder de um grupo ou comunidade na sociedade real e virtual.

A imagem de fundo preto e caracteres em azul e o simbolo do cadeado e https  mostra a barra de pesquisa. O cadeado sinaliza que o site/blog é seguro.
 A barra de pesquisa na internet segura com https e o cadeado.
Eis aí o grande desafio de quem estará à frente como líder de um certo grupo de pessoas, tanto faz ser a minúscula célula social a família, quanto de médio e grande porte no trabalho, ou de conglomerados de empresas, formadas de pessoas que pensam e agem diferentes. Estas mesmas complexidades de relacionamentos valem tanto para as relações reais quanto para as relações sociais virtuais que ocorrem de maneira virtual na internet. E na atualidade em grande velocidade e escala de pessoas com interesses pertinentes.

Os grupos, as comunidades que são criados virtualmente na web vêm aumentando a passos largos e crescem em todas as áreas sejam simplesmente para a amizade ou para algo sério como os grupos que reivindicam causas sociais e principalmente de trabalhos empresariais. Geralmente, nestes grupos e comunidades virtuais também aparece pessoas de comportamentos difíceis de convivência.
As divergências são permanentes e geralmente são difíceis encontrar soluções entre os membros destas comunidades virtuais que são públicas, privadas e em muitos casos secretas, elas existem nas redes sociais. E tem seus objetivos específicos e quem entra num destes grupos e comunidades já ler as regras, mas com o passar do tempo aquelas normas começam serem desrespeitadas. Aqui se inicia então, os focos de conflitos entre os participantes. Existem muitos casos em que os líderes e moderadores responsáveis esgotam todas as possibilidades de conversações para se resolver uma determinada situação conflituosa. No entanto, quando não ocorre, uma conciliação. A única alternativa é fazer valer energicamente, as normas que regem os grupos e comunidades virtuais.
Imaginem, que ocorrem estes conflitos no campo virtual, agora a situação é muitíssima complexa na vida real. Onde todos convivem permanente e se veem face a face. As situações de conflitos são extremamente superiores e de um grau de complexidade infinitamente difíceis para se chegar a um denominador comum, isto é, a uma solução eficaz sem magoar alguém. Somente isso poderá ocorrer se a criatura que estiver na liderança souber fazer milagres de paz nas relações humanas.

É impossível contentar a todos nos setores de convivência humana real e virtual.

Contentar a todos é uma missão praticamente impossível, por quer esta realidade de desapontamento humano em aceitar as regras sociais vem da essência humana, que é próprio para divergir. Não deixa de ser positivo, por quer são nas divergências respeitosas que brotam novas formas de ver a realidade e o mundo diferente. E não simplesmente permanecer presos as rígidas regras opressoras. São das divergências saudáveis que faz nascer novas maneiras melhores de convivências e de transformações da mesmice. Divergir também é este atributo humano positivo, desde que aponte para uma realidade nova e eficaz.
Quem está na liderança de qualquer grupo social necessariamente precisa ter a mente aberta para novo. Normalmente o novo exclusivamente poderá nascer da discussão e da crítica construtiva. Também é preciso aceitar o pensar diferente de todos membros. Principalmente   daqueles que não acolhem cegamente as normas pré-estabelecidas, simplesmente imposta por uma ou mais pessoas de mente fechada, mas sempre procurar aventurar para o novo e o desconhecido. Estas ações ousadas nascem novas ideias de renovação, produção e convívio melhor entre todos os participantes dos grupos e comunidades reais e virtuais.
Talvez quando todos que estiverem numa liderança e aprender a ouvir a voz do grupo, comunidade real ou virtual começará a encontrar soluções convergentes para contentar quase toda a grande maioria, mas nunca atingirá os 100%  de contentamento. Seria a perfeição e é sabido que perfeição entre os humanos não existe. É fundamental se satisfazer com o máximo alcançado em todo o esforço possível para agradar a todos. Nem Jesus Cristo que é perfeitíssimo conseguiu agradar a todos as pessoas. Agora imaginem os humanos que são imperfeitos nunca conseguirão agradar a todos. Sempre alguém certamente irá entrar na contrariedade de tudo.  O quanto foi realizado com muito esmero, amor e dedicação; pensando sempre no bem comum.

Soluções para manter a convivência em harmonia na realidade e virtual.

A imagem trem 3 círculos entrelaçados e está escrito os algoritmos: world,wide e web que juntos geral o ( www) essa invenção que é a internet mudou as relações humanas.
world,web e wide a invenção que mudou as relações humanas.
Portanto, as relações sociais ou convivências humanas são algo muito sérias e ao mesmo tempo difíceis para se administrar dia a após dia.  Não importa a modalidade e o tamanho do grupo ou comunidade, se é real ou virtual; as complexidades são as mesmas. A melhor tática de conviver em sociedade em ambos os modelos real ou virtual é utilizar ao extremo da diplomacia para procurar sempre o melhor, o entendimento entre as pessoas.
Usar também da sensibilidade e das compreensões e ter a clareza que todos são imperfeitos. Admitir os erros, as imperfeições e fazer que a outra pessoa possa compreender essa situação existencial e na medida do possível procurar a reconciliação de quaisquer fatos que tenham provocado uma dissidência no pequeno ou no grande grupo, comunidade, seja na família ou na empresa ou também na realidade virtual usar as mesmas formas didáticas para manter a reconciliação e a união quando possível entre os membros dos pequenos, médios e grandes grupos ou comunidades.
Todavia, viver em comunhão entre os humanos é uma arte das artes. Principalmente atualmente, onde em algumas sociedades predomina o ódio e a aversão em vez da simpatia das pessoas. Tudo em razão das conjunturas sociais e ideológicas fundamentos que constroem a sociedade e consequentemente as relações sociais. Contudo, em pouco se não houver cuidados especiais são destruídas pela prepotência e o rancor entre as pessoas que participam das comunidades, grupos pequenos ou grandes, reais ou virtuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...