Pular para o conteúdo principal

As comunidades preconceituosas do G+ ou Google Plus.

Existem no g+ comunidades preconceituosas.

Além dos outros componentes básicos que constitui esta grandiosa rede social foi acrescentada, em 06 de dezembro de 2012, as famosas comunidades, uma espécie de fantasmas procedentes do falecido Orkut.
A imagem mostra como funcionam as comunidades do G+
Além dos outros componentes básicos que constitui esta grandiosa rede social foi acrescentada, em 06 de dezembro de 2012, as famosas comunidades, uma espécie de fantasmas procedentes do falecido Orkut.
Até aqui beleza, mas quero ampliar este artigo para as comunidades em especial aquelas que de alguma forma adotam visivelmente uma relação, excludente e preconceituosa aos trabalhos dos seus membros.
Reafirmo que no Google Plus a maioria das comunidades são realmente acolhedoras, amáveis, harmônicas, respeitam e valorizam os membros e seus trabalhos. Além disso, são abertas ao diálogo sobre quais quer assuntos postados de interesse público. É assim que deveriam ser todas as comunidades do nosso g+. Porém, não resta outra alternativa para aquelas comunidades de cunho preconceituosas e excludentes, sair e abandonar definitivamente.
A rede social Google Plus, também conhecida como G+, criada e mantida pelo Google em 28 de junho de 2011, continua pleno crescimento e apresenta mudanças constantes em sua interface inclusive a última é excelente.
Esta constante inovação em sua estrutura tem como objetivo facilitar a maneira dos usuários usar a rede social. Os problemas surgidos geralmente as pessoas não entendem, mas a própria equipe de engenharia consegue resolver.
Segundo dados da própria Google atualmente a rede já conta com um número expressivo com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. 

As comunidades dos convites aos problemas entre membros e moderadores.

Desde que entrei nesta rede social as minhas maiores divergências têm sido em relação a algumas comunidades especificas que utilizam artifícios excludentes entre seus membros. Hoje as pessoas vivem num mundo extremante egoísta e a ideia de comunidade soa bem aos nossos tímpanos e são bem-queridas  aos olhos.
Organograma das comunidades do g+ 
Desde que entrei nesta rede social as minhas maiores divergências têm sido em relação a algumas comunidades especificas que utilizam artifícios excludentes entre seus membros.
Hoje as pessoas vivem num mundo extremante egoísta e a ideia de comunidade soa bem aos nossos tímpanos e são bem-queridas aos olhos. 

A ideia de coletivo, respeito, harmonia e união deveria prevalecer e permear em todas as comunidades virtuais do Google Plus. Contudo, a prática continua longe do sentido verdadeiro de comunidade. Infelizmente não é o bom senso que domina nestas comunidades. Principalmente em algumas delas prevalece o espirito egoísta e até preconceituoso em relação aos trabalhos dos membros participantes. Muitas comunidades criam suas regras e entre elas são regras mesquinhas e os moderadores seguem cegamente todas elas.

Um certo dia você abre sua caixa de e-mails e está lotada de convites para as mais diversas comunidades. Algumas usam imagens lindas, nomes criativos e atraentes. Geralmente são estas que as pessoas têm a tendência de participarem. Todavia, quando começa a postar ideias nessas comunidades simultaneamente começam a surgir as desavenças e os desprazeres de ter aceito tal convite.

A hierarquia das comunidades e seus poderes.

Todas as comunidades têm uma hierarquia: membro limitado, membro, moderador e proprietário. Os dois, moderador e proprietário, são investidos de poderes supremos. Eles são os que podem editar as leis, categorias, convidar amigos e têm competência para até excluir a comunidade. Agora o mais mesquinho de tudo isso é o fato dos moderadores e proprietários terem uma postura ruim, mesquinha, péssima e até preconceituosa em relação aos membros. Isso ocorre frequentemente quando quaisquer membros fazem suas postagens em categorias erradas.

O prazer de jogar o trabalho dos membros na lata de lixo.

Os moderadores e proprietários tem tanto prazer de excluir os trabalhos e ideias de outrem a ponto de atingir ao êxtase.  Pelo fato de excluir e em alguns casos até banir os trabalhos juntamente com os membros da comunidade.
A rede social g+ e seus problemas.

Os moderadores e proprietários tem tanto prazer de excluir os trabalhos e ideias de outrem a ponto de atingir ao clímax real.  Pelo fato de excluir e em alguns casos até banir os trabalhos juntamente com os membros da comunidade.
Em regra, quando os simples membros, participantes destas comunidades inescrupulosas, ao fazerem uma postagem excelente, mas teve a infelicidade de postar numa categoria errada o trabalho de muitas horas vai parar na lata do lixo virtual. Contudo, a sensação é como tudo fosse real e concomitante surge reações de raiva e frustração.
A única justificativa quando algum destes algozes do seu trabalho tem a decência de entrar em contato com o autor das postagens, o Google sinalizou sua postagem como spam. A maioria deles simplesmente nem tem delicadeza de darem nenhuma explicação. Mas simplesmente colocam o seu trabalho na valeta virtual.

Não se pode ser ingênuo infelizmente existem sim na web as pessoas do mal que mandam spans para todos e inclusive paras as comunidades. No entanto, é imprescindível usar de prudência e enérgico quando alguém do mal manda propositalmente spans comprovados para as comunidades. As postagens com conteúdo de apologia à violência e a pornografia devem sim serem banidas e seus autores denunciados ao Google Plus. 

Esta realidade ocorre frequentemente com as minhas postagens do meu blog tudo porque é um blog de ideias gerais e parece que incomoda algumas comunidades detestam as minhas postagens por quer as mesmas tem teor político, econômico e cultural. Talvez os moderadores e proprietários tenham uma grande dose de inveja e ódio ou simplesmente é preconceito e exclusão social.

O que mais me irrita é o fato dos proprietários e moderadores destas comunidades preconceituosas me convidarem de suas comunidades, mas para que? Será que é para sentir um fascínio ou um êxtase virtual? Também pode ser uma forma de poder espezinhar e debochar das minhas postagens. 

Então, se é assim, peço por gentileza que estas comunidades que não gostam de promover debates não me convidem nunca mais. Continuem somente postando imagens e mais imagens fantasiosas como se a sociedade moderna fosse simplesmente uma fantasia sem nenhum problema político, econômico, educacional e social a ser debatido e encontrar possíveis respostas para resolver  os problemas sociais. 
Hoje o mundo não é somente paisagens, nascer e lindos pôr do sol é muito mais do que tudo isso. É corrupção, desavenças políticas e miséria social no mundo inteiro e que estas comunidades sirvam para também debatem estes temas e encontrar possíveis soluções. Não precisam terem medo e nem preconceito com os blogueiros que discutem política e outros temas sociais. São pessoas humanas preocupadas com os problemas sociais da comunidade local, da sociedade e do mundo.

Sugestões para eliminar o preconceito nas comunidades.

As pessoas do mal enviam spans para as comunidades.
As pessoas do mal enviam spans para as comunidades.
Para resolver estas desavenças preconceituosas   nessas comunidades é importante seguir as seguintes sugestões.
Primeiro: aquelas comunidades que são preconceituosas com blogueiros, preferência não os convide para as suas comunidades. 
Segundo: se tem a intenção de aumentar o número de participantes em suas comunidades que se criem uma categoria para blogs.
Terceiro:  aquelas comunidades que se dizem ser assexuadas (neutras) politicamente nunca convide os blogueiros. Por quer geralmente os blogueiros querem divulgar suas ideias sobre política e outros temas sociais e não apenas postar belas imagens de uma realidade fantasiosa.
Quarto:  a equipe do Google Plus nunca permitisse que alguém viesse criar uma comunidade e não consentisse espaço para o bom debate entre os membros. Que se crie sempre a categoria para a discussão, debates, blogs e etc. fazer com que os proprietários das comunidades enfatizassem na prática a ideia da socialização, da democratização das ideias   e da harmonia entre os amigos do g+ ou Google Plus. 

Comentários

  1. Geralmente quando uma postagem sua é classificada como spams, pode ser sim, um forte sinal ou está sinalizada, em desarmonia com o objetivo da comunidade e seus membros.
    Se é realmente uma postagem que não responda aos alvos da comunidade, ela será colocada para análise dos moderadores. Geralmente os moderadores e os proprietários têm o dever de entrar em contato com o dono da postagem e pedir explicações é o mais sensato e elegante.
    Agora ameaçar os membros isso não faz parte das regras de convivência das comunidades do g+. Até agora ameaças nunca recebi, mas muitas postagens minhas já foram excluídas puramente por preconceitos de algumas comunidades. Principalmente por que o meu blog é de ideias e quando escrevo sobre política.
    Geralmente, são excluídas sem ao menos eles entrarem em contato comigo. A única alternativa é sair dessas comunidades. E participar de tantas outras que sejam, diplomatas e não radicais e preconceituosas. Eu sofro muito com essa falta de respeito com os trabalhos sérios dos blogueiros. Grato pela sua visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Tem situações aqui nas comunidades do nosso G+ que são realmente incompreensíveis. Geralmente quem é blogueiro e tem uma posição política definida, as postagens não são acolhidas em muitas comunidades. Muitos moderadores e proprietários, sem lerem o conteúdo na totalidade, geralmente as excluem. E nem sequer tem a elegância de entrar em contato com o autor das postagens, para pedir explicações. Mas simplesmente, jogam um trabalho sério, que levou horas e horas da vida, na lata de lixo eletrônica da comunidade. Muitos não respeitam a opinião contrária, em vez de argumentar; se exclui é simplório. Aos poucos o senso de comunidade vai se perdendo. Essa situação não é de hoje já venho sofrendo com esse descaso há muito tempo. Observo que a cada dia vem se acirrando os ânimos em todos as redes sociais e o g+ não escapa dessa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro amigo!
    Em outros momentos já conversamos sobre essa realidade das comunidades do nosso G+. Já escrevi outras matérias falando sobre essa mesma situação ruim que ocorrem em algumas comunidades. Cada dia percebo que isso vem aumentando e a melhor forma de agir com esse tipo de comportamento de certas comunidades é mesmo se afastar em definitivo delas.
    Geralmente os blogueiros de posição política definida, tem suas postagens não acolhidas. O mais triste é a atitude de certos moderadores e proprietários. Não leem o conteúdo por completo, numa atitude raivosa, as excluem. E nem sequer tem a coragem de entrar em contato com o autor das postagens, e dizer as suas postagens foi excluída por isso e por isso. Mas simplesmente, numa atitude excludente, jogam os trabalhos sérios, na lixeira.
    Certamente isso vem ocorrendo em razão da conjuntura política nacional. A cada dia vem se acirrando os ânimos em todos as redes sociais e o g+ não está isento dessa realidade.
    Enfim, tudo isso, gera um grande desânimo quando se refere ao sentido comunidade numa nobre rede social.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...