Pular para o conteúdo principal

A primavera a estação da serenidade e contemplação.

Primavera a estação das flores multicoloridas.

A foto mostra as flores da primavera embelezando a natureza e trazendo perfume para todos.
Na primavera os jardins ficam lindos e coloridos com muitas flores.
Primavera é uma nova estação, uma nova forma de observar as multicores desta linda época do ano.  A primavera é a próxima estação do ano no hemisfério sul, segundo a Astronomia começa no equinócio de setembro e finaliza no solstício de dezembro. Significa que exatamente a nova estação iniciará às 04:00 do dia 23 de setembro de 2019. Até às 19:23 do dia 21 de dezembro de 2019, quando iniciará o verão.
No hemisfério norte também se dará a troca de estações lá termina a estação do verão e começa o outono.   Não irei permanecer nos aspectos técnicos deixo esta tarefa para os profissionais da Astronomia e da Meteorologia. Quero ponderar sobre outras características maravilhosas desta estação do ano que me chama atenção e por isso mesmo traz inspiração para falar do ponto de vista leigo.

Considero esta estação como a mais alegre, serena e romântica do ano. Podemos perceber estas características na alegria dos cantos dos pássaros e suas revoadas para seus ninhos e as festas de acasalamentos. O romance dos humanos talvez floresça intensamente, instigado pelo colorido e poder do perfume das flores. O brilho do sol é resplandecente que nos convida ao passeio calmo e observador das lindas paisagens típicas desta estação do ano. É a estação do ano mais perfumada, repleta de lindas flores que brotam nos campos, nas florestas e jardins das nossas casas, ruas e florestas. Os ipês roxo, amarelo e branco, são os primeiros a florirem para mostrar que a primavera chegou. Por conseguinte, na sequência outras flores acompanham o espetáculo da natureza cada planta em seu ritmo de embelezamento da nova estação que se renova a cada ano, sempre trazendo algo novo, em especial aos olhos e a sensibilidade humana.

As ruas e avenidas das nossas cidades ganham pinturas naturais especiais multicoloridas. Surgem diversas plantas que embelezam de maneira radiante praças, ruas, avenidas, campos, matas e jardins. Tudo se renova e tem mais vida. As abelhas fazem festas dançando e colhendo o néctar das flores para a produção do mel. Os insetos também fazem seu trabalho de reprodução das plantas levando os grãos de polens até os órgãos reprodutores das flores ovário, estilete e o estigma. Os mesmos colhem neste trabalho sua alimentação. É natureza em plena ação continua e cíclica.

As temperaturas na primavera geralmente são amenas no Brasil.

A foto mostra as flores da primavera embelezando a natureza e trazendo perfume para todos.
Na primavera as flores são multicores.
Neste período do ano em quase todas as regiões brasileiras a temperatura é amena. Há excessos de precipitações acima da média normal. A primavera do hemisfério sul prepara o ambiente da serenidade e da alegria para todos viverem em paz e em harmonia com a natureza. Todos são convidados a contemplar a arte primaveril, se animam para exercitarem fazer belas caminhadas, corridas, esportes e tudo que venha a proporcionar o   cuidado mais rigoroso e alegre com a saúde visando qualidade de vida.
Como tudo neste mundo nada é perfeito esta estação do ano tem uma imperfeição que castiga uma grande maioria da população. São as temidas e famosas alergias que estão presentes em todos os ambientes.

A proliferação de doenças alérgicas neste período é muito maior devido à ampla quantidade de pólen que circula no ar.  Os alérgicos sofrem muito nesta temporada. Por isso, os alérgicos devem ter cuidados especiais para não sofrerem muito com asma e outras doenças respiratórias que se aceleraram nesta época. Há casos extremos de pessoas com históricos de alergias respiratórias acentuadas que correm sérios riscos de parada cárdia respiratória. No entanto, é recomendável sempre ir ao médico desta especialidade e seguir corretamente as orientações que o médico determinar para evitar transtornos indesejáveis e perigo à vida.

O período da primavera oferece ao   homem a serenidade para contemplar a natureza.  

Portanto, a primavera é esta maravilhosa estação do ano e suas características próprias que estão aí para tranquilizar a alma.  É mais uma etapa da natureza e suas belezas que são oferecidos a todos os seres humanos e também os animais e vegetais. Para os humanos são episódios bons à vida e que devemos viver intensamente.
Nesta época o ar está perfumado naturalmente com as flores.
Portanto, a primavera é esta maravilhosa estação do ano e suas características próprias que estão aí para tranquilizar a alma.  É mais uma etapa da natureza e suas belezas que são oferecidos a todos os seres humanos e também os animais e vegetais. Para os humanos são episódios bons à vida e que devemos viver intensamente. 

Por isso, devemos aproveitar saudavelmente o melhor desta nova etapa do ano que interfere diretamente no nosso cotidiano. Vamos sair de uma estação gelada e entrar em uma nova estação agradável uma espécie de antessala para o verão. A estação da agitação e do calor intenso. Vamos então vibrar com a primavera e ser feliz o máximo possível, observando cada detalhe especifico e maravilhoso que ela oferece a vida. Através de seu colorido e perfume especifico que exala alegria, disposição e contemplação de tudo que a natureza nos dispõe gratuitamente.


A primavera de Vivaldi.


Comentários

  1. Seja bem-vinda ao nosso blog volte sempre.
    Muito obrigado por ter lido e gostado do texto. Eu amo a primavera a estação das flores e do perfume das mesma no ar. Clima ameno, o período alegre em si mesmo. Todo esse conjunto de fatores nos convidam de maneira natural a contemplar cada detalhe perfeito da natureza, que somente o Criador Deus; que é perfeitíssimo faz para todos nós admirar. É de fato esse tempo sereno que nos prepara para a chegada da estação da alegria intensa o verão.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por ter lido e amado o texto.
    A primavera realmente é serena,perfumada,alegre e nos chama a refletir sobre os detalhes perfeitos da natureza. Cada estão tem suas peculiaridades e muitos gostam e outros não gostam. Afinal, o ser humano é assim mesmo, eu mesmo não gosto muito do verão, que é quente,agitado e sufocante, mas é necessário passarmos por ele para nos prepararmos para o outono a estação da calmaria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...