Pular para o conteúdo principal

Horário brasileiro de verão em 2017.

Hoje é dia de adiantar em uma hora o seu relógio.


A imagem de fundo azul claro que dá a ideia de praia e ao cento o circulo na cor vermelho e caracteres em amarelo diz:horário brasileiro de verão e passa a ideia do sol e no centro uma foto dos sol resplandecendo do verão.
Horário Brasileiro de Verão.
Os habitantes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Num total de 10 Estados e incluindo o Distrito federal. Permaneçam atentos para a mudança de horário, todos devem adiantar seus relógios em uma hora quando cravar a zero hora de domingo 15/10/2017 até também a meia noite de domingo dia 17 de fevereiro de 2018.
Este troca e troca de horário no Brasil já tem uma longa história desde o ano de 1931 até hoje. No ano de 2008, o governo determinou que   medida inócua fosse permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.


Esta gambiarra do governo para procurar economizar energia e aproveitar mais a luz sol nos horários de picos durante o dia, na minha opinião nunca deu certo e jamais poderá dar certo.

Os efeitos e os números ruins comprovam que o horário de verão não compensa.

Quem sofre com este vai e vem de horário são as pessoas e principalmente aqueles que têm transtorno do sono ou insônia. A ínfima economia de energia economizada durante este período não compensa com o sofrimento da população dessas regiões brasileiras. Os números comprovam essa realidade ruim para a saúde do povo. Os casos mais dramáticos entre algumas pessoas, nessas trocas de horários, ocorrem nas primeiras semanas. Tudo até o relógio biológico se adaptar ao novo sistema de ir dormir uma hora antes e despertar também a uma hora menos. Isso se repete no fim do horário quando ocorrem a inversão e os mesmos sintomas com a população.

Evidentemente existem divergências entre a população por que tem aqueles que gostam e aqueles que não gostam desse horário. Sempre defendi e defendo a tese seguinte: Para que se crie um novo fuso horário para a Região Sul para permanecer uma hora a mais ou que o governo possa eliminar ou fixar em definitivo esse horário para todas essas regiões atualmente afetadas pelo então horário de verão. 
Analisem os números da tão falada economia de energia e se comparar com os danos à saúde se conclui que o horário de verão, somente traz prejuízos para a saúde dos habitantes do que benefícios em razão de uma economia de energia descabida para a população. Segundo alguns analistas do setor elétrico a economia de energia poderá variar entre 0,5% a 5%, e na dependência das condições climáticas de cada região.  Transformando em reais ou dinheiro o país poderá alcançar a uma economia oscilante entre R$ 260 a R$ 550 milhões.

Agora, pense bem, para um país onde existe milhões de habitantes que sofrem de insônia estes valores acima não compensam. Os gastos do governo através do (SUS) Sistema Único de Saúde, para recuperar a saúde dessas pessoas poderá ser bem maior.
Porém, num país onde se habita vergonhosamente a corrupção. Onde malas cheias de milhões e milhões de reais, procedentes das propinas voam de aeroportos e aeroportos, tudo filmado e com notas de dinheiros marcadas e tudo se transforma em pizza podre da corrupção. 
Ora!   Estes valores não fazem diferença, e vale tudo para fazer de conta que estão fazendo algo para sanar a economia brasileira. Contudo, na realidade mais uma vez eles estão é massacrando a população e não respeitam aqueles que sofrem dos transtornos do sono e outras doenças em que são geradas a partir do desequilíbrio de várias noites mal dormidas em função desse remendo de horário de verão brasileiro.

É hora de pensar em resolver em definitivo esse horário de verão.


A foto mostra um lindo por do Sol durante o horário brasileiro  de verão.
Lindo por do Sol de verão.
Portanto gostando, não gostando, sofrendo ou se divertido vem aí mais um horário brasileiro de verão. Uma tremenda invenção (legítimo jeitinho brasileiro) para improvisar uma mera economia de energia em detrimento da saúde de uma grande parcela da população brasileira. Como não se tem um governo sério e legítimo, mas um golpista ilegítimo. Nunca se poderá esperar algo sério para ajudar a população, pelo contrário somente se pode esperar tudo o que é ruim para prejudicar a maioria e quem sabe satisfazer uma minoria que apoia este governo filho do golpe.

Todavia, não esse, mas os próximos governos têm a obrigação de pensar em políticas públicas sérias para solucionar em definitivo essa questão polêmica do famoso e inconsequente horário de verão. É imprescindível também a pressão de todos os habitantes prejudicados, a fazer grandes campanhas aos novos parlamentares. Os atuais não são (confiáveis) para encontrarem uma solução definitiva para esse horário de verão, porque não é bom para uma grande parcela da população brasileira. 

Comentários

  1. O plebiscito seria uma alternativa excelente e certamente a maioria votaria contra este inócuo e prejudicial horário de verão brasileiro. Boa noite e bom inicio de semana,beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...