Pular para o conteúdo principal

A arte de ler.

A leitura constante levará os homens a ampliarem seus conhecimentos.

A imagem de fundo preto e caracteres nas cores azuis claros diz: A arte de ler.
Ler é a arte das artes!
A arte da leitura abre novos caminhos para várias outras áreas do conhecimento humano. Entretanto, o hábito profícuo da leitura lentamente transforma qualquer pessoa num exímio artista da arte da leitura, encaminhando o a sabedoria.  Porém, exclusivamente existe arte por que primeiro, existe a leitura da realidade, que é o início para abrir caminhos para o conhecimento. 
A leitura é a arte sublime de abrangência ilimitada para todas as produções humanas. Simplesmente uma característica singular dos homens. 

Exclusivamente através da leitura que existe a possibilidade de criar e recriar de ler e reler para interpretar todas as áreas do conhecimento humano e universal.
De nada adiantaria um belo quadro se ninguém não soubesse fazer a leitura necessária para fazer uma interpretação dentro do contexto histórico e existencial do artista. A mais bela melodia ficaria muda se nenhum exímio músico não soubesse ler a partitura onde estão esculpidas as notas musicais que fazem gerar à vida a música. Perder-se-ia no tempo e jamais alguém poderia ouvir um   único som de uma peça clássica ou outro gênero musical qualquer composto num certo tempo remoto da história. 

O que seria da humanidade se não existisse nada para compreender, patentear e decifrar.

Como poderia a ciência avançar se não existisse o cientista para fazer meticulosas leituras e entender os mais complexos códigos da genética humana. Tão-somente, existem as produções de antídotos, vacinas, medicações fortes contra as doenças por que os cientistas sabem estudarem o DNA humano e dos seres minúsculos como as bactérias e vírus provocadores dos milhões de doenças.  
Mesmo assim, diante de tanto conhecimento tecnológico que trabalham juntos com a medicina há muito o que pesquisar na área da saúde. Existem atualmente, uma lista enorme de doenças incuráveis e sem previsões, para os cientistas encontrarem a combinação de alguma fórmula química; que serviria de caminho para cura em definitivo de tantas enfermidades.
Sem uma intensa leitura não haveria pesquisas para a inovação da tecnologia da informação, das ciências humanas, sociais e exatas.  Se os cientistas não lessem e entendessem a linguagem matemática, que é à base de todas as outras tecnologias; não haveria ciência e as tecnologias exatas.  
Também não poderia haver conhecimentos precisos e exatos. Aí do mundo se não existissem os filósofos que produzem conhecimento através do pensar filosófico dos homens. Não haveria sabedoria acurada e questionadora do certo e do errado. Como seria a literatura se ninguém soubesse escrever para outros lerem e relerem e reescreverem todos os gêneros literários. 
A leitura é essa arte genérica que faz todos os leitores entenderem partes das áreas do conhecimento específico e universal do homem. Como ninguém sabe tudo, é necessário que alguém possa se especializasse naquilo que gostaria de estudar.

A leitura é a base de todo o conhecimento humano.

A foto mostra o livro digital para ler em qualquer lugar do mundo.
A foto mostra o livro digital.
Todavia, nada se pode fazer sem a leitura. A leitura é a alma do saber. Somente alguém poderá criar alguma inovação no seu campo de trabalho ou de pesquisa sem que realmente façam leituras regulares.  Agora quem não ler nada simultaneamente também não terá nada a dizer a produzir, decifrar e etc. Apenas repete o que ouve dos outros e nada mais. Vive simplesmente num mundo totalmente limitado. Não existem perspectivas de novos horizontes e possibilidades de transformações sem sabedoria. Novas descobertas visando mudanças destinadas ao bem comum à sociedade brasileira e do mundo a ser melhores e humanizados. 

Nunca abandone o hábito de ler e visite sempre a biblioteca de sua cidade.

Por tanto, nunca deixe de fazer leituras permanentes de bons livros dos gêneros literários do seu gosto.  E sempre reserve   tempo especial na sua agenda, de preferência que seja permanente   para visitar sempre a biblioteca da sua cidade porque é lá onde dorme o tesouro do conhecimento, enciclopédia, coleções de todas as áreas da informação, as histórias infantis, os romances, acervos de áudios visuais, filmes, livros digitais, documentários e uma infinidade de livros que irão aprofundar e ampliar seus conhecimentos até aqui desvendados. Não deixe a arte das artes que é a leitura se apagar de sua vida. Ler além de acrescentar algo de novo ao já conhecimento existente, o torna crítico das artes de todos os gêneros. 

Comentários

  1. Bom dia minha amiga Lia!

    Em razão de muitas atividades aos poucos estou deixando em dia os comentários dos leitores aqui no blog. Estou com muito carinho respondendo um a um,ainda irá demorar, mas responderei a todos;amo interagir com meus amado(a)s leitor(a)s.

    Concordo plenamente com teu posicionamento. A leitura é maravilhosa e nos conduz a ver e analisar o mundo e as pessoas de maneira especial. Por isso que sou um amante da leitura, nunca deixo de ler alguns livros que amo durante um certo período de tempo. Geralmente a minha meta é ler mais de um livro durante um mês,as vezes consigo ler até mais depende o gênero literário e também o volume de páginas. Todavia, a leitura é fundamental para todos e aconselho a todos sempre ler,ler e ler. Quem não ler não tem nada a dizer é um cérebro vazio de conhecimento e quando não se preenche a mente com boas leituras a tendencia é deixar espaço para a cegueira intelectual. Mais uma vez bom dia, volte sempre ao blog, amo seus comentários. Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...