Pular para o conteúdo principal

A música no blog apresenta a sinfonia nº 8 inacabada de Franz Schubert.

O mundo da arte clássica sonora, tem suas histórias e mistérios interessantes.

A imagem tem a clave de sol e diz: no espaço cultural do blog tem música.
O espaço cultural a música no blog de analiseagora, tem o privilégio de analisar e apresentar a magnifica composição sinfonia número oito ou inacabada; de Franz Peter Schubert (1797 - 1828). Esse gênio austríaco da música, pertencia ao período de transição do clássico para o romantismo e suas composições já evidenciavam os traços característicos do romantismo, estilo poético acentuado em suas composições musicais.
A história da música clássica é fascinante e principalmente para algumas magníficas sinfonias as quais se destacam no mundo da arte sonora e erudita. Uma das sinfonias mais executadas nas salas e palcos dos teatros, e a mais ouvida e conhecidas no mundo, é de número 8 a famosíssima composição inacabada, do grande gênio e mestre; Franz Schubert.
Por si só é uma obra de arte, alegre e simplesmente encantadora, para a felicidade de todos os amantes e apreciadores desse gênero musical refinado. Ela quando executada, através de uma grande orquestra, se revela numa imponência artística e pura beleza incomparável. Ao término de sua apresentação, o público parece ter entrado em êxtase, e se fosse possível o maestro reiniciaria várias vezes e não aborreceria a plateia. Certamente os ouvintes permaneceria em silêncio para assistir e ouvir atenciosamente mais algumas apresentações e agradeceria de bom coração.

Essa grandiosa obra é composta em apenas dois movimentos e faltam os demais. É por isso, que ela é conhecida e considerada como inacabada, essa maravilhosa composição, segundo o padrão estrutural de todas as sinfonias da época no qual viveu o autor e compositor; a época clássica. No entanto, ouvindo os dois movimentos os quais a forma a peça pode sim; afirmar como uma sinfonia majestosa.  

A importância desses movimentos para a sinfonia ser perfeita na apresentação.

Allegro moderato (em si menor). Esse comando é como se fosse a bússola que indica ao maestro o caminho da velocidade a ser aplicada para a música, dentro dos compassos e como precisam ser executados. Portanto, essa indicação é imprescindível existir nas partituras de quaisquer obras musicais para que sejam apresentadas com equilíbrio para o público nos tempos exatos e assim se criar as condições para uma composição ser apresentada com harmonia e perfeição aos espectadores. 

Andante con moto (em mi maior). Esse comando é semelhante ao GPS da partitura. Tem a função de sinalizar com precisão para o artista e maestro da orquestra o caminho a seguir ou seja; o ritmo da composição. Isto é, a obra musical deva ser apresentada de maneira lenta, porém não necessita ser lenta em exagero quase parando. O ritmo da música em movimento, deve ter equilíbrio e harmonia, tudo para que se garanta a perfeição da peça musical em apresentação para as plateias. 


Pela sua perfeição a oitava sinfonia a incompleta de Schubert, demonstra ser naturalmente uma belíssima peça completa. Ela já satisfaz a quem ouve com atenção; e estima especial. A obra contenta todas as pessoas da plateia, e geralmente se torna difícil identificar essas lacunas dos movimentos, exceto os especialistas dessa área os musicólogos. Estes sim, cuidadosamente identificam, em razões dos seus altos conhecimentos das estruturas de quaisquer obras sinfônicas.

Os mistérios e especulações do porque essa bela sinfonia ser conhecida como inacabada.

A imagem apresenta a clave de sol e o violino e diz:a música no blog.
A imagem apresenta a clave de sol e o violino e diz:a música no blog.
Essa sinfonia de número 8 foi composta no ano de 1822, tão somente apresentada em 17 de dezembro de 1865, na cidade de Viena. Certamente foi exibida como in memoriam, ao gênio da arte da música clássica, seis anos após seu falecimento. Contudo, existe sim, muitos mistérios e teses a cerca dessa belíssima obra clássica pelo fato de ser considerada inacabada, mas esplêndida. Evidentemente, algo deva ter ocorrido para não ser composta em sua totalidade, porém a sua grandeza supera estas especulações da musicologia em torno dessa grande obra.  

Muitos afirmam que ele pelo fato de ser portador da sífilis tenha desanimado de prosseguir nesse brilhante trabalho para concluir os outros movimentos da obra. Já outros dizem que ele se empolgou pela   após ser diplomado pela  Sociedade Musical de Graz  O mestre  se sentiu no dever de compor uma sinfonia como forma de agradecer a escola musical e com isso esqueceu de completar  a oitava  sinfonia para se dedicar integralmente a essa e mais outras até chegar a sua morte.  São teses especulativas na tentativa de desvendar o porquê da oitava sinfonia, não pode sido completada e permaneceu como inacabada.

O que de fato tem de relevância em todas essas teorias, é a existência da oitava sinfonia de Franz Peter Schubert e principalmente a grandeza dessa composição que entrou para a história da música arte, ela está no catálogo das grandes obras, como uma das composições artísticas e majestosas do mundo. Quem tem a felicidade de ouvir uma vez, quer ouvir sempre e sem se cansar.

A curiosidade do homem desvendar os porquês das coisas não esclarecidas.

A imagem apresenta o violino um dos lindos instrumentos musicais que compõe uma grande orquestra e seu som tem um destaque especial em harmonia com os demais instrumentos que produzem uma peça clássica.
O violino um dos menores instrumentos da sua família e produz um lindo som agudo.
Portanto, a música clássica em si é maravilhosa e deixa qualquer apreciador aguçado para saber esses ou outros detalhes que fazem parte da história da música e principalmente dessa obra extraordinária. O ser humano geralmente é curioso e corre atrás das coisas não esclarecidas é uma característica singular de todos os homens. 

Todos os homens têm essas necessidades permanentes de procurarem até descobrirem os porquês, disso ou daquilo e em especial quando se refere a uma obra de arte, neste caso em especial a sinfonia inacabada de Schubert. Que é uma das grandes obras de arte sonora com um valor imensurável e no entanto, precisa ser patrimônio da humanidade e simplesmente dessa ou daquela gravadora que lucra exorbitante com os direitos autorais.

Agora é o momento especial de ouvir essa magnifica sinfonia e, portanto, procure seu melhor lugar e horário para apreciar essa obra maravilhosa e sinta em seu próprio coração, quão ela maravilhosa é! O blog analiseagora deseja um momento especial, para ouvir com tranquilidade, essa belíssima composição do gênio da música clássica; Franz Peter Schubert. Ele deixou seu legado de mestre no mundo música arte 🔊


Schubert: Sinfonia nº 8 Inacabada.



SCHUBERT INCOMPIUTA - BERLINER ABBADO 1989.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...