Pular para o conteúdo principal

Os encantos da natureza são águas, oceanos, mares e ondas.

O vento e outros fatores naturais geram as ondas dos mares e oceanos.


Momento Mágico do nascer do Sol, sobre as águas do Oceano Atlântico, sul, da costa marítima brasileira.
O Sol a nasce sobre as águas do Oceano Atlântico, no  sul do Brasil. 


As ondas que banham as imensidões dos oceanos e mares, todas elas são formadas através da ação permanente do vento sobre as grandezas das águas oceânicas. Obviamente existem outros fatores determinantes para as formações das ondas. Sejam aquelas ondas pequenas, as famosas ressacas, aquelas gigantes para a prática esportiva do surfe, e principalmente, os temidos “tsunamis” arrasadores. Geralmente os terremotos que ocorrem em alto mar, são os responsáveis pela formação das ondas gigantescas, e os temíveis “tsunamis”, os quais felizmente acontecem em pequenos incidentes. No entanto, quando acontecem são destruidores de tudo que estiverem ao seu alcance, inclusive e lamentavelmente; as vidas humanas.

O mais importante, sobretudo, é que a maioria das ondas são calmas e fazem a alegria de quem ama habitar, nas faixas litorâneas do Brasil e do mundo.

 

Os habitantes das regiões litorâneas não sofrem muito com o calor do verão.

 

Geralmente, quem mora nessas regiões banhadas através dos mares e oceanos, não sofre tanto com o calor, quanto as pessoas que vivem no interior do continente. Tudo isso porque moram distantes dos ventos confortantes, provindas das águas dos oceanos e mares. As atividades pesqueiras, as caminhadas na areia da praia, promovem um sono tranquilo, e um ritmo de vida diferenciado. Tudo vem determinar, a qualidade de vida dos habitantes da faixa litorânea.

Evidentemente, que o litoral brasileiro, não é um paraíso, porque os problemas sociais, econômicos e políticos continuam iguais, os de quaisquer cidades do país. O que realmente altera e desfruta é a paz, o ar puro, sem poluição sonora, típica das regiões super habitadas do país. Nas pequenas, médias e grandes cidades onde não tem praia.

 

É maravilhoso ir cedinho à praia e assistir o sol nascer.

 

A foto mostra o lindo Pôr do Sol sobre as dunas do Litoral Norte Gaúcho.
A foto mostra um resplandecente Pôr do Sol sobre as dunas do Litoral Norte Gaúcho.


É admirável, despertar cedinho, iniciar a caminhada matinal em direção à praia, sentar-se tranquilamente para esperar, o sol nascer majestoso e radiante sobre a grande imensidão do Oceano Atlântico. Contudo, uma cena da natureza é praticamente indescritível em detalhes, para todos os simples mortais. Experimente você mesmo chegar na escuridão da noite até as margens do mar. No entanto, de modo repentino, do nada, ver surgir o sol como se fosse uma bola de fogo, que em poucos minutos se transforma em luz tão forte e radiante que não se pode mais, fixar o olhar sobre os reflexos solares. Se você não é rápido nem consegue clicar boas fotos, o sol rapidamente já iluminou tudo. Contudo, se concentrará para contemplar, o Sol nascer ou simplesmente permeia tirar fotos; você decide.

 

O sol recém nasceu, mas se dá início ao seu magnífico trabalho diário, o de iluminar o Planeta Terra; e faz distinguir a noite do dia. Ele é o grande despertador natural, o qual com todas as forças e serenidade, convida todos os seres viventes a entrarem em movimento. As ondas e seu som autêntico nos convidam a uma profunda contemplação desse contínuo movimento perfeito da natureza.

 

O Sol nos desperta e faz repousar diariamente.

 

O mar é repleto de vida, ele chama a atenção de cada ser humano para o valor da existência com os raios solares do amanhecer. Contudo, em cada amanhã o Sol esplêndido, ou não, em razão do nevoeiro, é um grande incentivo para todos, nós e dizer para continuarem com seus ofícios do cotidiano. 

Todavia, essa motivação surge a partir da movimentação e sincronização das águas do oceano. Elas nascem de maneiras vibrantes e fortes do alto mar, mas se sossegam, porque os ventos serenos chamam a atenção, para se acalmarem na areia da praia. 

Quem gosta do mar, poderá permanecer, horas e horas a contemplar; esse movimento imutável das aragens e ondas do oceano. 

Todavia, elas são na realidade, pura energia que germinam vida e vontade de viver em cada amanhecer e nos lindos Pôr do Sol, ao escutar a voz ao dizer agora é o momento da calmaria, para o descanso merecido, de mais um dia de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...