Pular para o conteúdo principal

Governo quer festejar os 55 anos do golpe no Brasil.

 A comemoração abominável do governo do Brasil.

A imagem diz: 1964 e ditadura nunca mais!
O golpe militar ocorreu nesse período mais triste e sangrento da história do Brasil entre 31/03/1964 até o seu fim em 1985. Porém, nunca um Presidente da República eleito através do voto popular festejou o golpe. Somente esse em sua insensatez, está disposto a comemorar o golpe mais criminoso; da história da República. Realmente é uma comemoração totalmente   aborrecível e repudiável, através dos brasileiros conhecedores da história.
Geralmente todos os governos, desde as eleições de 1985 até as eleições de 2014, sempre procuraram esquecer para sempre esse episódio sangrento. No entanto outros Presidentes procuraram, investigar os responsáveis desses crimes bárbaros, daquela época dos horrores ocorridos no país.
Tudo através da Comissão Nacional da Verdade. Essa comissão tem como objetivo investigar e punir os responsáveis por todas as violações dos direitos humanos do período.  Todos praticados naquele momento triste da história do Brasil.

Os horrores dos porões da ditadura militar.

Esses horrores do regime militar imposto em 1964, iniciavam com as prisões arbitrarias, as torturas e as mortes. Tudo   aconteciam ao som “patriótico do hino nacional”, e das músicas cínicas da seleção brasileira, em razão da conquista do tricampeonato da copa de 1970. Enquanto, uma parcela da população, alienada aos fatos das odiosidades militares, festejavam nas ruas, essa conquista verde e amarela, que serviu de propaganda para a ditadura. Ao mesmo tempo, muitas outras pessoas morriam nos órgãos de repressões. Nessa época jorrava sangue nos porões da ditadura. Além disso, muitas lágrimas das famílias jorravam em casas e aterrorizadas, pelos militares. O desespero era grande com o sumiço dos seus entes queridos.  Era a direção mais sangrenta, da história do golpe de 1964.

Celebrar as mortes do golpe de 1964, é muito ódio, desse governo brasileiro. 

A imagem diz:1964 nunca mais!
Exatamente, passados 55 anos de mortes no país. O atual chefe de Estado, com seu coração (se é que tem coração) repleto de ódio, e sem nenhum sentimento, com a dor dos familiares dos mortos identificados, e dos desaparecidos, propõe essa comemoração abominável; ao golpe de 1964 nos quarteis. É simplesmente uma ideia infeliz e surreal para a nação que ainda sofre com os resultados maléficos do golpe, mais aterrorizante; da história do país. Todos os presidentes, sempre repudiaram quaisquer tipos de referências a esse episódio, no sentido de festejar. Sempre se procurou relembrar para alertar as atuais gerações, desse fato ruim, de duração de 21 anos cheio de mortes, dores, exílios, lágrimas, corrupções e atrasos político, econômico e social para o país. É importante sempre frisar os assassinatos nos órgãos repressores do governo. Certamente foi o mais longo da história atual e resultou em dores e sofrimentos para uma geração batalhadora contra o golpe.


Foram muitas lutas contra a ditadura. Essa luta foi cara demais, para todos os opositores do regime de mortes. Muitos deram suas vidas para o restabelecimento da democracia no Brasil. Até hoje existem pessoas desaparecidas e sem a esperança de localização. Nessa época de dores, jorrou muito sangue dos inocentes. Quantas torturas foram feitas aos contrários ao regime de mortes.  Prisões iligais, torturas até a morte. O pior foram as crueldades de todos os tipos imagináveis. Após tudo isso, muitos defensores da democracia, foram sepultados em valas comuns, e todos como indigentes, principalmente    longe de seus familiares.

A decisão do governo de extrema direita, de exaltar o golpe de 1964 é desprezível.


A imagem diz:golpistas!
É simplesmente condenável essa decisão do atual governo do país para celebrar com todas as pompas aquele fato infeliz, que ceifou milhares de cidadãos e cidadãs da nação por que exigiam o fim da ditadura e a volta da democracia no país. Não dar simplesmente para compreender o porquê dessa festa abominável. Ao mesmo tempo é de se pensar quais são as pretensões desse governo para o futuro do Brasil. Um governo fruto dos golpistas de 2016, que apendeu a golpear a democracia, e pode sim se especializar nessa prática repudiável no Brasil e no mundo. Todavia,  tudo de ruim é possível se cogitar desse governo filho do golpe e das fake News do WhatsApp.


Será que irá continuar com o atual regime democrático? A impressão que passa é realmente de instabilidade, nessa festa. Quiçá! Já estará a formalizar um novo golpe. Se as intenções forem essas certamente será nos moldes de 1964, ou poderá usar outras formas para golpear a democracia. e permanecer no poder por tempo indeterminado. São questões que se começam a surgirem no momento em que o governo representante de todas as forças da extrema direita, é capaz de fazer sofrer mais uma vez ;a nação já fragilizada democraticamente.

Não se pode esperar absolutamente nada de bom que possa surgir desse governo onde corre ódio em suas veias. Somente se pode esperar coisas ruins e zero de algum fato bom para o povo. São tantas as imprudências, e mais e mais insensatez, que se pinta um panorama desanimador para o futuro do Brasil. É importante todos permanecerem atentos nos próximos desdobramentos, durante esses anos, de administração da extrema direita brasileira.

O Brasil e o mundo precisam permanecer atentos, nos próximos passos, desse governo da extrema direita.
São imprescindíveis que a sociedade brasileira e a comunidade internacional, continuarem atentos, em alertas máximos, aos desatinos, desse atual governo de extrema direita do Brasil.
Mais do que nunca a população precisa se indignar com tudo o que já ocorreu de ruim, nesses primeiros meses, de desastrosa administração desse governo reacionário. Além disso, é fundamental pensar no que fazer, no por vir incerto. E principalmente em relação aos destinos da nossa democracia.  É o momento de todos os cidadãos e cidadãs começarem a irem para as ruas, para fazer grandes manifestações de repúdio, a essa comemoração abominável, ao golpe de 1964.

A sociedade organizada como Anistia Internacional, Organização das Nações Unidas, Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, Direitos Humanos, sindicatos, Igrejas,Une, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da  União  e etc, que representam os interesses do povo permanecerem em alertas. Todas essas instituições públicas terão, essa missão honrosa de zelar pela integridade e as garantias constitucionais do nosso povo.
Esse dia 31/03/1964 deve ser lembrado,mas nunca para festejar. Todavia, mas para lamentar, chorar, apoiar as famílias vítimas dos anos de chumbo. Sobretudo, reconhecer o heroísmo de todos aqueles que foram sacrificados em nome da democracia. Lembrar as atuais gerações das atrocidades ocorridas naquela época e dizer com todas as forças 1964 nunca mais! Golpe militar nunca mais em nosso país.

Comentários

  1. Correto! Somente quem tem esse pensar retrógrado e abominável, é quem nunca viveu esse período triste e sangrento da nossa História e brinca com fogo, ou seja de ditadura e não sabe a real crueldade desse regime movido ao ódio, a tortura, e a mortes. Simplesmente quem desconhece a história e nunca teve algum parente ou amigo torturado, assassinado e desperecido, ai sim pode exigir a comemoração desse episódio desprezível da história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...