Pular para o conteúdo principal

O sedentarismo é fatal na sociedade moderna.

O sedentarismo contribui para aumentar a obesidade da população do Brasil e do Mundo.

 

A imagem de fundo vermelho e caracteres nas cores  em branco está inscrito: Atenção! O sedentarismo e a má alimentação é um perigo para a vida.
Atenção! O sedentarismo e a má alimentação é um perigo para a vida. 


Você já parou um instante para retroceder na história e notar as grandes mudanças que trouxeram benefícios e lentamente também malefícios para os seres humanos? A corrida da tecnologia da informação é fato. No entanto, junto gerou um novo modelo de comportamento humano; o sedentarismo. O sedentarismo é um dos principais causadores de sérias doenças, que podem levar ao óbito, para muitas pessoas em nossa sociedade moderníssima. O fato de que, o homem, uma vez ter sido nômade, essa ação o fez garantir a sua vida e permanecer na luta entre os grupos rivais. Contudo, principalmente ao derrotar a ferocidade dos animais selvagens, para defender sua existência o homem se acomodou. Na era digital esse estilo de vida se inverteu; o homem passou a ser sedentário do nascer ao morrer e os animais, ainda que domesticados, são mais ativos.

 

A luta do homem para sobreviver às eras mais longínquas e consequências.

 

O enfrentamento das inúmeras e hostis intempéries do tempo despertou a criatividade e o avanço da ciência e das grandes tecnologias ao longo dos séculos. Até chegarem aos seres vivos humanos, agora em pleno conforto; frutos dos seres pensantes que modernizou através das ousadas tecnologias, mas tudo provoca uma verdadeira revolução no Planeta Terra. Todavia, e simultaneamente ele destruiu quase toda a natureza para construir todos os meios necessários para a adequação do sedentarismo. O avanço da tecnologia da informação ou da era digital, proporcionou ao homem moderno o nascimento do sedentarismo que poderá ser fatal.

 

Hoje no apogeu do desenvolvimento no setor da tecnologia da informação, o homem assumiu definitivamente um comportamento sedentário. Ao mesmo tempo, assumiu também todas as consequências dessa ação exagerada. O desenvolvimento econômico e avanço das sociedades humanas geraram necessidades inegáveis para a comodidade, porém, mudou o comportamento humano de nômade para sedentário.

 

Os seres humanos foram obrigados, a criarem modos, para viverem adequadamente.

 

 

No entanto, desde os tempos mais remotos do desenvolvimento econômico e das tecnologias originais; eles vêm criando a cada semestre, seus ambientes; que propiciam ao sedentarismo. Hoje em plena modernização eles fixaram-se em seus lares para morarem, trabalharem e conectarem-se ao mundo; tudo ao mesmo tempo. Todos vivem grudados em suas poltronas maravilhosas e um ambiente climatizado sobre todos os rigores das normas tecnológicas, todas convidativas ao pleno comportamento sedentário.

 

O próprio desenvolvimento tecnológico inovador, na área da tecnologia da informação, preparou um ambiente convidativo à tranquilidade e ao sedentarismo exagerado. Como tudo tem um preço, o sedentarismo tem um altíssimo valor para todos os seres humanos na atualidade. A sociedade moderna do mundo digital está deixando o homem doente.

 

Atualmente existe pouca movimentação das pessoas.

 

A maioria da população permanece mais parada mesmo nos locais de trabalho e no cotidiano o sedentarismo vem em primeiro lugar nesta contemporaneidade sofisticada. Entretanto, no conforto do tempo digital, tudo vem a proporcionar aos seres humanos contemporâneos uma vida sedentária. Certamente 45% da população vive mergulhada em uma preguiça generalizada.

Muitos passam um gigantesco tempo da vida, conectados à “internet” no trabalho, ao se comunicarem, ao buscarem novas amizades, tudo em frente ao computador ou tantos outros dispositivos móveis modernos, mas todos, descartáveis, entretanto, ligados à “web”.

 

Os resultados desse comportamento são desastrosos para a saúde.

 

A imagem de um Notebook e alguém digitando um texto para trabalho escolar, universidade do trabalho na empresa.
Alguém digitando trabalhos na empresa e navegando ao mesmo tempo. 


Os números alarmantes de pessoas obesas, no Brasil e no mundo, mostram as consequências desse novo jeito de viver. Esses índices são espantosos e preocupantes para todos os seres humanos que se incluem nesta realidade difícil para muitas pessoas.

 

Os dados do Ministério da Saúde são preocupantes.

 

As informações do Ministério da Saúde, mostram que 51% da população brasileira está acima do peso. Em 2006, esses percentuais eram de 43%. Os homens são maioria, 54%. Entre as mulheres, o índice chega a 48%. A situação está se agravando e o nosso país se inclui ao nível mundial em índices preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a 77.ª (septuagésima sétima) posição de habitantes considerados obesos. Isto é, num universo de 500 milhões de pessoas obesas no mundo. Sendo que as mulheres mundialmente são as mais afetadas. Para a Organização Mundial de Saúde, (OMS) sobrepeso significa um índice de massa corporal superior a 25%. Entretanto, define obesidade quando esse índice ultrapassa 30%. A mídia, em geral, está batendo nesse mesmo problema repetidamente. Isso significa que há um sinal vermelho e que indica perigo causado pelo sedentarismo social e moderno aos humanos.

 

Está na hora de todos começarem a ter uma vida mais ativa. Isto não significa voltar a ser nômades, mas procurar se movimentar frequentemente. O governo precisa desenvolver políticas públicas de combate ao sedentarismo e fazer campanhas educativas permanentes para conscientizar a população da necessidade de movimentação do corpo para evitar doenças. Contudo, se houver condições procurarem frequentar as academias, que tem instrutores e professores de educação física, habilitados. Eles saberão orientar corretamente o início dos exercícios físicos.

 

No entanto, se não houver esta possibilidade, o melhor mesmo é fazer o mais saudável dos exercícios das caminhadas. Estas podem ser diárias ou intercaladas nos ambientes apropriados da cidade. Cada uma precisa seguir o seu ritmo da sua própria condição física. Isto é, seguir a orientação de seu médico. Outro passo fundamental é cuidar da alimentação através da supervisão dos profissionais da área como as nutricionistas, endocrinologistas, mais outros especialistas no tema.

 

A comida incorreta mais o hábito sedentário põe a vida em risco.

 

Portanto, os seres humanos se alimentam pessimamente mal, em excesso e essa combinação de vida totalmente sedentária, pode colocar a sim, em perigo, a sua saúde e a existência.  O risco de morte é iminente em razão de muitas doenças causadas através do sedentarismo exagerado.

O resultado desta combinação não poderia ser outro, a obesidade generalizada ao nível de epidemia social. Tudo isso, gera um alerta preocupante para a saúde de todos que se encontram nessa situação sedentária. Todavia, nunca é tarde para reverter essa situação perigosa e procurar os profissionais da saúde para juntos recomeçar uma vida mais saudável e com mais alegria.

 

Portanto, chegou o momento de os governantes pensarem seriamente em criarem políticas públicas, para incentivar a todos a mudarem esses hábitos perigosos de viverem. Criar programas de reeducação alimentar para todos. Os ministérios da saúde, esportes, trabalho e da educação deveriam trabalhar em conjunto para alertar a população do perigo do sedentarismo.

 

Momento de uma ação em conjunto para reeducar a população contra o sedentarismo.

 

 


Traçar estratégias que viabilizem profundas mudanças nessa realidade perigosa da população brasileira. Seria um ótimo momento de o MEC implantar em todo o sistema educacional brasileiro; uma disciplina específica para os alunos trabalharem em sala de aula, essa situação que alcança milhões de brasileiros. Ainda há tempo para reverter esta circunstância perigosa, basta que haja iniciativas dos nossos parlamentares e governantes. 

Todos devem assumir a consciência da situação e agirem rapidamente através de boas iniciativas práticas que envolvam a população, em geral, nessa guerra contra a obesidade provocada pelo sedentarismo, seguido dos prejudiciais hábitos alimentares.

Comentários

  1. Muito obrigado minha amiga que você gostou do texto.
    Eu já passei por um período de sedentarismo extremo e as consequências foram dramáticas. Atualmente mudei meu estilo de vida e meus exercícios físicos vem em primeiro lugar antes de tudo. Da mesma forma fui obrigado a me reeducar na alimentação para se obter também qualidade de vida. Muitas vezes as coisas acontecem para que sejamos obrigados a mudar e mudar radicalmente. No meu blog tenho muitas outras matérias incentivando as pessoas deixarem o sedentarismo e se movimentar constantemente para se obter vida saudável.

    ResponderExcluir
  2. É uma situação dramática a que você expõe amigo. É fato tudo isso. Contudo, é necessário que cada pessoa procure se movimentar e botar o sedentarismo para correr e da mesma forma reaprender a se reeducar na alimentação para também ter qualidade de vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...