Pular para o conteúdo principal

A reforma protestante foi uma revolução religiosa.

Quando foi a Reforma Protestante.
Placa comemorativa aos 500 anos da reforma Protestante.
Os mais de quinhentos anos da Reforma Protestante devem ser lembrados como um dos principais fatos históricos que impactou o mundo religioso Cristão. A partir da cisão a unidade da Igreja Cristã não foi mais a mesma e muitas outras religiões foram criadas, cada qual; com sua doutrina e ideologia religiosa específica.
Esse foi o legado da Reforma Protestante. a divisão e a geração de outras credos religiosos com a denominação atual de evangélicos.

Evidentemente, a grande maioria são desvirtuados da proposta reformista de Lutero. fundamentado em suas 95 teses, as quais abalizaram a reforma religiosa do ano de 1517.
Pensar sempre a reforma protestante, como a principal revolução religiosa; do século XVI.
Essa impactante revolução reformista, foi liderada através de Martin Luther, em português (Martinho Lutero) monge agostiniano e professor de teologia na Alemanha, ele se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. A sua rebelião foi contra os dogmas do catolicismo romano, contestando; sobretudo a doutrina do perdão de Deus dos pecados via o comércio das indulgências. Aqui foi a gota d’água que derivou a publicação das famosas 95 Teses em 1517. Conheça e leia essas noventa e cinco teses de Lutero que revolucionou o mundo cristão.

Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana, e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico. Nesse contexto histórico ele se encontrava insatisfeito com as doutrinas de Roma. Liderada através do Papa Leão X onde gerou a cisma religioso; até os dias atuais.
   

Qual a importância da Reforma protestante.

A principal importância da Reforma foi a não aceitação das doutrinas anti-bíblicas, que eram grandes escândalos religiosos, na época e certamente ocorreram grandes explorações das pessoas ingênuas em nome da fé.
Um outro ponto principal da reforma foi a abertura de novas religiões e a divulgação da Palavra de Deus (Bíblia) inicialmente em alguns idiomas e depois com o passar do tempo para as línguas a nível mundial onde é permitido o Cristianismo.

Onde ocorreu a Reforma.

O foco principal da Reforma Protestante, foi na Europa. E com destaque para a Alemanha na liderança de Lutero. Após a consumação a reforma se difundiu em toda a Europa e nos anos seguintes por todo o mundo.  O legado da Reforma Protestante, foi a grande divisão religiosa da época moderna, rompimento da unidade do Cristianismo no Ocidente, e a partir de então, nunca mais ocorreu essa unidade do cristianismo.

Porque ocorreu a reforma.

O contexto histórico da Europa do século XVI era completamente repleto de grandes conflitos políticos, entre autoridades da Igreja Romana, e principalmente contra os governantes poderosos, das mais diversas monarquias europeias. Os principais governantes daquela época, além de serem poderosos na área política e financeira, eles ambicionavam de maneira egoísta o poder e ideológico e espiritual da Igreja romana. A principal meta dos poderosos da época eram sem equívoco, afiançar o direito divino dos reis. Um tremendo do absurdo e revoltante que levou a cisão da igreja.

O mundo pós reforma protestante.

A foto mostra essa Linda Igreja luterana no estilo arquitetônico  gótico.
Portanto, o mundo não foi mais o mesmo, a pós a Reforma Luterana ou protestante. Os povos europeus que antes eram submissos ao poderio da Igreja Católica, começaram a experimentar uma nova doutrina que os proporcionavam liberdade e mais contato com as Escrituras Sagradas, através das primeiras traduções da Bíblia para o idioma Alemão e o francês. Assim se poderia proporcionar a difusão dela em seus próprios idiomas.

A revolução religiosa fez surgir o nascimento de novas Igrejas opositoras as doutrinas romanas, foram o caso da criação das Igrejas cristãs de denominações Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista. Isso inicialmente e no decorrer dos anos surgiram muitas outras sem parar até os dias de hoje.
Outro fator importante foi a diminuição e até a separação do poder político dos monarcas na Igreja. Antes era tudo junto, algo contrário aos ensinos da Bíblia. Tudo na época era desconsiderado, mas, no entanto, Lutero lutou contra esse contrassenso teológico de maneira aguerrida.

Os conflitos religiosos se acirraram quando a Igreja Católica através dos Jesuítas, estabeleceu a Contra Reforma.  Foi um grande movimento de perseguição aos oponentes do catolicismo que eram os seguidores de Lutero. Foi nesse contexto violento que criaram o Tribunal da Inquisição. Uma maneira violenta para punir quem pensasse diferente. E principalmente a todos que aderissem os ensinamentos de Lutero, que era a nova realidade religiosa sem volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...