Pular para o conteúdo principal

As Festas juninas do Nordeste são animadas.

Caruaru e Campina Grande são as capitais do forró do Nordeste.



O gifs mostra como é de uma legítima fogueira junina do Nordeste do Brasil.
O gifs representa a fogueira junina.


Você que não mora no Nordeste do Brasil, se quiser, pode ir lá se divertir com as festas juninas durante todo o mês de junho. Essas festividades ocorrem durante todos os dias, por isso vem esse nome de festa junina. É o período mais animado daquela região do país.


O principal foco são os bailes, ao som da (sanfona, triângulo e outros instrumentos musicais) em todas as cidades, nas duas principais capitais do forró (gênero musical tradicional do Nordeste) Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba. São nessas duas grandes cidades que a população respira e dança o forró.

O forró é a música mais animada, a mais tradicional dessas duas cidades, é de todo o Nordeste. Geralmente as festas juninas os participantes vão aos salões de bailes vestidos a rigor, estilo caipira. Assim, os salões de festas juninas têm as suas decorações que lembram as coisas roças.

Os turistas invadem o Nordeste em junho.



Nesses dias de festas vem turistas do mundo inteiro para participarem dos badalados divertimentos, em homenagem a São João e Santo Antônio (Esse é conhecido como o prodigioso casamenteiro) da região. Muitos solteiros(a) aproveitam esse período para fazerem suas promessas ao Santo para encontrarem o seu amor. Até alguns afirmam que são atendidos e desencalham no ano seguinte e se casam no mês de junho. Em razão dessa crença que muitos apaixonados, se casam nos meses de maio e principalmente em junho para agradar o Santo que é o gerenciador do casamento.



A culinária e as redes hoteleiras nas festas juninas.



A foto representa uma coleção de pratos à base de milho das festas juninas do Nordeste do Brasil.
As fotos mostram os pratos típicos a base de milho das festas juninas do Nordeste.


Outro forte elemento durante os festejos de junho, é a culinária nordestina, que geralmente é produzida à base de milho. Os habitantes produzem muitos pratos típicos, saborosos e os turistas amam a culinária do povo criativo do Nordeste brasileiro. As redes hoteleiras da região têm uma fatura excelente nesse mês do ano. Os hotéis permanecem com suas capacidades máximas e da mesma forma as pousadas preparadas para receberem turistas do Brasil e do mundo que são exigentes, em conforto e comodidade. Assim também as companhias aéreas faturam alto com as festas de junho no Brasil. Os aeroportos geralmente nesse período ficam lotados, é considerado como alta temporada semelhante à do Carnaval.


O importante é que durante esse período das festas juninas, a economia da região recebe um ótimo fôlego em dinheiro, tudo porque se ampliam os investimentos nos negócios. Muitos trabalhadores conseguem garantir os seus postos de trabalho. O melhor é que até algumas empresas especializadas nas festas juninas aumentam o número de funcionários.


É uma tradição festiva, gerando empregos e bom desempenho na área econômica da região. É como se diz “unir o útil ao agradável”, além disso, ano após ano se renova e se reavivam fortemente as tradições e a Cultura regional.

As fogueiras homenageiam São João, tradição dos portugueses, e se conservam até hoje no Brasil.

As festas juninas são multiculturais, elas têm suas origens dos santos mais populares portugueses. Foram introduzidas a cultura brasileira com presença deles no país desde o período colonial. Essa tradição forte vem ultrapassando gerações e gerações até a atualidade. No entanto, as fogueiras de hoje não são iguais às do passado em vista, do desmatamento florestal. Geralmente quem ainda faz são os nordestinos do interior e as prefeituras para atraírem os turistas na frente dos arraiais. São nesses locais, onde se fazem as fogueiras gigantescas, para chamar a atenção de todos e manter a tradição cultural das festas juninas.


É importante festejar com segurança, evite acidentes.



O gifs mostra uma fogueira de São João, na época das festas juninas no Noderste.
O gifs mostra a fogueira junina.


Portanto, as festas juninas são animadas, mas precisam de segurança. É importante salientar atualmente, o “item” segurança. Com o êxodo rural que ocorreu no país não é aconselhável que se façam fogueiras debaixo da rede elétrica. Se alguém mantém essa tradição é fundamental consultar os órgãos de segurança de sua prefeitura se há condições de fazer fogueiras ou não.


É melhor deixar que as prefeituras façam em locais apropriados e com segurança para evitar incêndios. Outro elemento condenável são os balões causadores de incêndios nesta época do ano. Assim também são as queimas de fogos de artifícios de maneira incorreta que causam muitos acidentes gravíssimos e com lesões irreversíveis.


É melhor abandonar essa prática perigosa e festejar com segurança e alegria. O uso do álcool com direção principalmente nas saídas das festas ou bailes juninos. Somente conduza seu carro se estiver sóbrio, se não estiver peça um amigo para dirigir. Valorize a sua vida e as de outrem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...