Pular para o conteúdo principal

Ciclone Bomba no Brasil.

Fenômeno meteorológico incomum na Região Sul do Brasil. 

Ciclone Bomba na Região Sul do Brasil.
Ciclone Bomba na Região Sul do Brasil.
O dia 30 de junho de 2020
será lembrado na história da meteorologia, como o dia da explosão atmosférica denominado de ciclone bomba; no Sul do Brasil. Este fenômeno meteorológico aterrorizou a vida dos brasileiros que habitam a Região Sul do Brasil. Esta Região se compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parará. 
Estes três Estados foram os mais atingidos com os efeitos do Ciclone Bomba. Os ventos sopraram numa velocidade perigosa entre 100 até 160 Km/h em algumas localidades. Entretanto, nesses municípios os danos foram maiores. Muitas casas ficaram destelhadas, prédios e muitas casas foram destruídas. Além de queda de barreiras nas rodovias e muitas árvores fora levada ao chão sobre as casas, ruas, avenidas e na rede elétrica contando a energias para muitos habitantes desses três Estados do país. 
Milhares de pessoas permanecem sem energia elétrica e água potável. Os estragos foram danosos do ponto de vista material, porém o mais triste foi para as famílias que perderam seus entes queridos neste fenômeno incomum no Brasil. 
Os danos foram grandes e certamente levará tempo para ser reconstruídos nos municípios atingidos pela fúria desde Ciclone Bomba. O Estado onde ocorreram as maiores perdas foi o de Santa Catarina e infelizmente aconteceu 11 mortes em Santa Catarina e 1 no Rio Grande do Sul. 

Entenda o que é o Ciclone Bomba. 

“É um ciclone que se intensifica muito rapidamente. Quando a pressão do ar cai 1 hPa por hora - hectopascal (hpa) é a unidade de pressão do ar - temos uma bomba. Esses ciclones são, em média, 5,1hpa mais intensos que os ciclones "tradicionais" ou não explosivos. Isso quer dizer que tem potencial de provocar ventos em até 60% mais intensos que a maior parte dos ciclones. No caso deste da última semana, o que chamo atenção é que ele se formou sobre o continente. Algo não tão comum desses ciclones que na maior parte das vezes tem a formação sobre os oceanos. Com isso, não tão impactantes e menos frequentes”. (Fonte: Leandro Puchalski: é o meteorologista da (NSC) 

O que se pode fazer em situações dessa envergadura. 

A natureza é surpreende e suas ações são impactantes. Realmente a natureza é surpreendente para todos os humanos. A força a qual ela vem e age é incomensurável em cada evento meteorológico específico e inesperado. Assim sendo dessa intensidade, todos provocam fatos impactantes, dependendo do grau de intensidade esses eventos meteorológicos são assustadores e aterrorizantes. Se estiver na rua é recomendável procurar abrigo seguro para evitar acidentes. Se estiver conduzindo veículos na rua ou nas grandes rodovias é recomendável parar e procurar estacionamentos seguros até amenizar o vento e a chuva quando estiverem fortes e torrenciais. Nunca seguir viagem em condições de tempo severas como este do ciclone Bomba e outros semelhantes. Geralmente nessas condições de tempo severo pode sofrer acidentes provocado através da força do vento como queda postes, rede elétrica, árvores e barreiras. É recomendável antes consultar as condições do tempo nos sites especializados no monitoramento climático para evitar problemas, se necessário adie a viagem para não ser pego de surpresa assustadoras durante o trajeto da vigem. Principalmente nessa época do ano, o inverno onde as tempestades na Região Sul são severas. Se estiver em casa já mais sair para rua e se perceber que a casa começar a correr riscos procurar locais mais seguros dos vizinhos antes que, possa ocorrer algum acidente. Nunca subestimar o poder de força arrasador da natureza é sem prudente a respeitar em todos os períodos do ano e seguir as orientações da defesa civil como agir em momentos difíceis que a natureza nos impõe. O importante sempre procurar preservar a vida em quaisquer circunstâncias que o clima do nosso país nos colocar a prova e grandes desafios a serem resolvidos depois desses eventos perigosos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...