Pular para o conteúdo principal

Quem poderá parar o homem arrogante.

O homem é presunçoso, mas não aceita; o quanto a vida é frágil.

Naturalmente o homem se considera imbatível e presunçoso, nada, ninguém o poderá detê-lo; pensa no seu íntimo o insensato.
A imagem diz: homem arrogante!
Naturalmente o homem se considera imbatível e presunçoso, nada, ninguém o poderá detê-lo; pensa no seu íntimo o insensato. Mas infelizmente é o pensar falacioso e perigoso, que há entre todos os humanos; particularmente os detentores do poder político, econômico e da fama social.

Essa premissa falsa do posso tudo, se mantém durante toda a existência, até que em determinado período e imprevisível, o tempo, mostra a própria realidade da vida, e de maneira realista, e com episódios fidedignos, que comprovam a fraqueza humana.

Em regra, estes fatos ocorrem sem volta, para deter e despontar a esse ente jactancioso, egoísta, prepotente ditatorial e duro de coração, que ele é um nada diante dos episódios que os fazem cair sem chances de reações. Poderia citar uma lista intermináveis de fatos autênticos para deter os poderosos, mas apenas citarei o da atualidade o novo coronavírus.

A situação do Brasil da covid-19 é complicada em razão da negação.

Este vírus letal o novo coronavírus, ele tem seu alto poder de destruição cruel, não há bandeiras políticas, regime de governo, classes sociais, gênero, cor e credo religioso, que esse vírus não tenha desnudado a fraqueza de todos. Ele rompeu todas as fronteiras internacionais e derrubou principalmente aqueles que o apregoava e apregoa a sua negação.

 

No caso do Brasil é uma realidade triste, o que este vírus, já fez enorme estrago, com mais de setenta mil pessoas que levou ao falecimento.

E ainda assim tem muitos prepotentes que simplesmente confiam no seu poder político, ideologias, religioso e econômico e o subestima. Eles procuram   corroborar este pensar de maneira errônea, são cegos no pensar e fundamentalistas. Todos pregam a negação bestial da covid-19, sem embasamento científico, contudo completamente mentirosa, sobre a não existência desse vírus letal. A partir desta leviandade, contribuem para que milhares de brasileiros ingenuamente, exponham a sua vida nos locais perigosos, de contaminações; e venham ao óbito.

Então para impedir quaisquer homens soberbos, seja cidadão comum, rei, ditador, presidente democrático, apenas o vírus para sentir o quanto é impotente em presença a letalidade desse inimigo invisível e sua letalidade.

Essa situação serve para aquele presidente, bem conhecido no mundo em razão de seu extremismo direitista, e fundamentalista e negacionista.  Ele transmite a ideia de invencibilidade e que está imune a tudo, mas os fatos recentes provam que não é bem assim é igual a todos os entes humanos.

Aquele cidadão brasileiro, que não engole a democracia, mas tenta agir com   claras características e intenções ditatoriais, todavia graças a Constituição e o poder guardião, ele não consegue seguir adiante com suas más intenções. Não obstante, apenas se precisa muito, da covid-19, ou como ele diz: de forma debochada “uma gripezinha, “um resfriadinho” “e daí?” a sua arrogância, seu egoísmo, e sua indiferença cairão por terra. Quero deixar bem claro que nunca irei me alegrar com a doença de alguém, eu seria desumano. Eu a manhã poderei estar na mesma situação pior do que ele e certamente sem recursos para me curarem. Pelo contrário desejo pronta recuperação e que tudo isso o faça pensar na dor e no sofrimento dos milhares de irmãos brasileiros que foram vitimados pela covid-19.

O deboche em relação as vítimas da covid-19 são estarrecedoras.

Todavia a sua indiferença continua grande e já proclamou lamentáveis escárnios, com essa situação incomum no mundo e no país. Hoje se encontra na mesma situação de infectado e tentando se curar, mas antes de se recolher para o tratamento ainda usou da sua infecção para fazer política e disseminou o vírus para muitas pessoas. 

Foi incapaz de emitir uma nota informando a nação que seu teste provou positivo para a covid-19; seu orgulho e egoísmo não o permitiu.

A ilustração só afirma que os humanos têm a segurança, num castelo de areia existencial.


Essa elucidação mostra como o ser humano é fraco, sua vida é realmente como uma faísca do relâmpago. No entanto, e excepcionalmente o seu egoísmo, a sua dureza de coração, o deixa seguro num castelo de areia existencial e não o permite a sua mente, pensar sobre a própria fragilidade como ente humano.

Muitos entes humanos vivem toda a existência embasados neste castelo movediço de areia, tendo como segurança, a fama, o poder e o dinheiro. Somente irá se dar por conta dessa fragilidade existencial, quando são acometidos de uma doença ou outros episódios que os coloque a vida em pleno risco. 

O susto é colossal e após estes acontecimentos, muitos começam a pensar diferente sobre o valor da sua própria vida e de outrem. Vem   à tona, a clareza em sua consciência, que na realidade todos são frágeis. A mente começa a ser retirada a venda que não os cega e não os deixam a perceber, quão intensamente a existência é bela e frágil.

A ostentação sem saúde; não serve para nada.

Portanto na realidade do ponto de vista corpóreo, a vida é esse conjunto de células perfeitas, que trabalham sincronizadas, para a sustentação do sopro existencial. Porém, do ponto de vista espiritual o tema é amplo e precisa de um grande debate a parte. Mas o tema central é o homem presunçoso que imagina ser o inabalável, o indestrutível, o gigante que pode tudo, mas na real, é o ser mais frágil da Terra, que basta um vírus para desbaratar o quão a vida é frágil.

Todavia para abonar essa situação de fragilidade o homem orgulhoso, passa a vida inteira brigando pelo poder, fama e domínio econômico. Ele luta para viver na plena ostentação e para esquecer a sua fraqueza existencial.

Contudo num determinado tempo da vida o ente arrogante percebe que está enfermo, e todo seu poder econômico e político não serve mais para nada. O dinheiro e a fama de poderoso não tem mais sentido. O que resta esperar é o fim de toda a arrogância; que domina o ente será findada num crematório para os poderosos e para os menos poderosos, será devorado com todos os vermes da Terra.

Será gratificante se todos pudessem viver de maneira na simplicidade, ainda que, tenha alto poder econômico e político, a simplicidade, faz bem para a vida de todos. Seja simples e viva melhor de bem com todos e com a vida. Não queira ser o dono do mundo porque jamais conseguirá e a brevidade existencial é certa, mas viva com qualidade e serenidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...