Pular para o conteúdo principal

Tragédia humana, Brasil ultrapassa 200 mil mortos por covid1-19.

O mundo enfrenta a maior tragédia recente.

O vírus da covid-19 visto a partir da lente do microscópio. Ele  tem o formato ou perfil de uma coroa,  daí vem esse nome de coronavírus. É  pertencente a família do coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2)
O vírus da covid-19 visto a partir da lente do microscópio.


A tragédia humana do século XXI iniciou em 1/12/2019, a Província de Wuhan na China porque foi lá onde começou o foco da pandemia da covid-19. Ainda com as vacinas produzidas pelos cientistas nos laboratórios renomados a pandemia não tem data para terminar.   A OMS classificou o status macabro da nova corona vírus (SARS-CoV-2) de pandemia foi declarado em 11/03/20. A partir de então o comportamento da população mudou radicalmente. As mortes começaram e de maneira avançada na primeira onda em todo o Planeta Terra e a segunda onda está sendo mais forte do que a primeira, no caso do Brasil nem a primeira onda terminou e se fundiu com a primeira onda, consequentemente, a mortandade está sendo superior a primeira.

Infelizmente em 7/01/2021 o país registrou os tristes dígitos de mais de 200 mil vidas tombadas pela força da covid-19. Porém os números atuais são: 90.382.187 casos confirmados de pessoas contaminadas no mundo. e 1.936.614 pessoas mortas.  No Brasil 8.105.790 casos confirmados, e 203.100 vidas perdidas. É a maior tragédia humana, da história recente do Brasil e do Mundo.

Infelizmente numa pandemia, pessoas morrerão, mesmo diante da medicina e as tecnologias avançadas.

Naturalmente, diante de uma pandemia, vidas são ceifadas, porque o agente causador das mortes é desconhecido e no caso das doenças são vírus estranhos as pesquisas cientificas. Foi o que ocorreu nesta da covid-19 a mais dramática do século atual.   Em alguns países a fatalidade pode ser de grau menor ou maior.

Em relação ao Brasil a pandemia está sendo ainda mais dramática porque a autoridade governamental de âmbito federal é   reacionária, de extrema direita e fundamentalista, não levou a sério o poder letal do vírus e adotou o deboche diante da pandemia.  Perante este comportamento desprezível, o número de vítimas poderia ser menor, mas infelizmente os números são atemorizantes, dia a dia.

O governo do Brasil é negacionista e insensível em relação a pandemia.

O chefe de estado foi contra todas as orientações da (OMS) Organização Mundial da Saúde. Ele adotou a linha fatal da negação, sem nenhum embasamento científico.  Adepto do pensar atrasado adotou o negacionismo. Negou a pandemia e negou a ação letal deste novo   Corona vírus (SARS-CoV-2), sobre a frágil vida das pessoas.

Negou tanto o qual ele e vários ministros contraíram o vírus, mas com todos os cuidados e status de presidente e ministros. Enquanto isso muitos brasileiros, faleceram nas filas, nas longas esperas para o atendimento nos hospitais, e sem ter mais vagas nas UTI e nem respiradores mecânicos.

Em vez de decretar um lockdown (confinamento) nacional fez o contrário, apregoou o não confinamento, incentivou a população a voltar ao trabalho e todos colocarem as suas vidas em riscos. Os governadores e os prefeitos foram mais sensíveis e entenderam a gravidade do problema e decretaram nos Estados e Municípios o confinamento e assim se evitou muito mais mortes e certamente, muitas vidas foram poupadas. Para completar o presidente brigava com os governadores, prefeitos a imprensa em geral e todos os que defendiam a vida, isto é, o fechamento de tudo, exceto os serviços essenciais.

O presidente bozonaro, geralmente fazia questão de não usar máscaras, álcool gel 70% e não manter o distanciamento social. A insensibilidade do governo brasileiro em relação as consequências de dor e sofrimento da população é visível do início e será até o fim, que ainda não tem data para terminar. É muita crueldade da parte de um governante perante a essa tragédia humana.

Além de tudo isso gerou muitas aglomerações, entre seus seguidores e apoiadores. Todos faziam e fazem o que ele apregoa, o negacionismo e consequentemente muitos espalharam o vírus em todos os lugares do país, por onde passavam. O mais repugnante foram os descasos, e os deboches para com as famílias das vítimas. Comportamento abominável por todas as pessoas de bom senso, tanto do Brasil, quanto do mundo.

A esperança do fim da pandemia da covid-19 vem das vacinas.    

Ocorreu a virada de ano, mas a sensação é de que estamos em 2020, mas estamos no avanço em 2021, contudo nada mudou, do contrário chegou a segunda onda da pandemia e se fundiu com a primeira de maneira mais violenta. O número de vítimas ultrapassou aos índices dos primeiros meses da primeira onda da covid-19.

No entanto o ano de 2021, até o momento, só trouxe mais dor e sofrimento para todos os brasileiros. Só há um fio de esperança para o fim da pandemia, quando iniciar o processo de vacinação da população. Enquanto nos outros países a vacinação já está avançada, no Brasil se esbarra nas picuinhas de comprar ou não comprar, de vacinar ou não vacinar. Enquanto isso, as fake News contra a vacina, correm soltas nas redes sociais. É o resultado ruim de um governo de visão reacionária, egoísta, extremista de direita e maldosa que não pensa no sofrimento da população.

Todavia diante do número alarmantes de mortes das pessoas por covid-19, o governo já deveria ter se preparado com antecedência para adiantar a vacinação a nível nacional, quando os laboratórios produzissem as vacinas eficazes contra o vírus dessa pandemia.  

Não obstante o que se percebe é a má vontade do governo, em não querer vacinar a população. Se ele como pessoa não vai receber a vacina, em razão de seu pensar preconceituoso em relação a essa produção científica; é problema dele. Em outro momento já afirmou que não vai tomar a vacina, porém não tem o direito de não querer realizar a vacinação nas pessoas. O problema da seita jamais deverá interferir no coletivo da saúde pública nacional. A seita da qual é adepto é crença dele, mas o governo é coletivo, é outra situação, totalmente fora, do seu fórum particular como pessoa comum. É imprescindível separar o governo do que ele crer porque o Brasil é um país laico, com liberdade religiosa, o que não poderá ocorrer é a fusão do governo com a crença na qual defende. Ele foi eleito para todos os brasileiros e não para um grupo religioso, crença, ou seita qualquer.

Mas como chefe de Estado tem a obrigação de providenciar a vacinação para todos os brasileiros, para que a normalidade possa voltar ao país.

A esperança de normalidade só será possível com a vacinação total da população e assim, conter essa pandemia, para a vida começar voltar ao normal com segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...