Pular para o conteúdo principal

A fome voltou para os brasileiros.

Em tempos de fome todos precisam ser generosos.

 

A foto mostra uma variedade de alimentos que não chegam a mesas dos brasileiros. A fome é dramática no Brasil.
A fome é dramática no Brasil.


Além da pandemia se soma a fome que mais uma desgraça entre os brasileiros. Há 16 anos ninguém conhecia a fata de alimentos. Contudo, a partir de 2016 com o golpe, o país entrou para o retrocesso econômico, político, científico e social.

É imprescindível esclarecer que, a fome será o legado do governo golpista do Michel Temer. Esta situação se agravou, principalmente no atual governo de extrema-direita. Ele transborda incompetência para administrar uma nação do porte do Brasil.

Os resultados estão presentes no desemprego, escassez de comida e miséria extrema, para a maioria da população. Atualmente o índice de pessoas que passam fome no Brasil, é extremamente alarmante e estarrecedor.

Não obstante, menos para este governo que é favorável a todas as desgraças dos brasileiros. Como ele é negacionista, certamente é capaz de negar essa realidade.

Se o governo não leva comida para a sociedade reparte, com quem não tem.

 

Visto que o governo é incapaz de combater a fome da nação, é o momento de todos que possuem mais, ajudar a quem passar por subnutrição neste país tão rico, importante produtor de alimentos para o mundo. No entanto, os seus filhos morrem de fome, a casa está vazia do arroz, feijão, café, leite e outros alimentos básicos, para manter uma família. É o momento de a generosidade ser realizada, na prática, para com todos os necessitados. Não se esqueça que a ação de doar faz parte da natureza de Deus, e tudo que Ele cria é de um espírito generoso. Assim, todos os homens desta forma, deveriam aspirar ser genuínos, na bondade. Contudo, é imprescindível, permitir que nossas vidas sejam uma absorção de bênçãos para outras pessoas. Generosidade não é sobre o quanto se tem, nem se resume a um ato isolado, mas coletivo da comunidade, que tem compaixão dos necessitados. O verdadeiro espírito de generosidade é um estilo de vida permanente com as pessoas carentes.

 

Nesta hora é importante que todos abram os olhos e vejam quem sofre.

 

Agora é o tempo de todos olharem sobre sua volta e perceber quem está necessitado, de alimentos básicos, para prover seus familiares. Se você abrir seu coração verá que existem em suas adjacências muitas pessoas que não têm o que oferecer aos seus filhos, nem no café da manhã, durante o almoço e nem no jantar. É uma realidade muito triste. 

Contudo, não basta permanecer na tristeza, mas sobretudo, ser solidário. Essa solidariedade só será consumada com ações sejam elas individuais e principalmente no coletivo. Se alguém tomar a iniciativa e juntar seus amigos que estão em boas condições e fazer coletas de alimentos, já é fato importantíssimo que matará a fome de muitas pessoas. Estes grupos reunidos podem discutir outras formas maiores de se juntarem a outras entidades de combate à privação de comida. Podem usar a ferramentas da “internet” para atingir mais pessoas disponíveis a ajudar quem chora de fome.

Construir uma nova maneira de pensar.

 

A bondade e a solidariedade é uma forma de pensar e agir, para isso sempre é preciso idealizar para ajudar os outros. Não é uma tarefa fácil, mas é importante que alguém possa iniciar este trabalho de socorro às vítimas da fome. A miséria no país é simplesmente a falta de humanidade do atual desgoverno da nação. Se ele sente alegria no sofrimento do povo, com as doenças, as mortes por COVID-19, o desemprego e fome. Entre tanto, a nação geralmente, ainda não morreu, essa sensibilidade, entre uns para com os outros, isto é, para conta a penúria, que é uma tragédia social.

Existem muitas ações solidárias no país para saciar a fome das pessoas carentes.

 

Tarefa que deveria ser do governo, como ele está se lixando para isso, os povos bondosos se comovem e fazem um trabalho do chefe de estado. Contudo, a generosidade não é meramente uma ação, mas uma forma de enxergar, pensar e viver. Este estilo de vida precisa ser transformado em combater a miséria do povo. Então procure por oportunidades de ajudar os outros, pense em estratégias que possam alcançar aqueles ao seu redor que sofrem atualmente de fome.

Esta tragédia da fome é uma soma da pandemia mais a incompetência e a ruindade do chefe de estado. Na mesa dele esbanja comida caríssima, não falta o seu belo café da manhã, lanche no intervalo entre o almoço. Seu almoço de todas as coisas especiais, mais outro lanche entre o intervalo do jantar e sem contar com os jantares onde a base de suculentos churrascos e regado bebidas de finíssimas, de alta qualidade, vinhos, uísque e champanhe, ninguém faz ideia da dose de quaisquer um deles.

Então para essa gente que não sabe o que se passa no país, desconhecem a palavra fome, despreza o termo crise econômica. Como vão se preocupar com os sofrimentos da população? Nunca! Geralmente os planos dele (governo) são para castigar ainda mais o povo. Retira tudo que for possível para ajudar a nação e a matar a fome. Exemplos o auxílio emergencial, cortes nas políticas públicas nas áreas sociais, congelamento de salários e aumentos abusivos de preços.

A fome é um fato ruim no Brasil e todos sofrem.

 

Portanto, ninguém mais poderá esconder esse fato triste. É hora da reação e somente será possível através da união de todos. A generosidade é este estilo de vida, ela se torna nossa postura. Não é um trabalho, um ato isolado ou uma obrigação rancorosa, é sim uma elogiável atitude de vida.

É o momento de quebrar o egoísmo e pensar no outro e podem ter a certeza quem se comove com a fome do seu próximo e reparte com amor o que tem, nunca faltará para sua família. 



Não vamos nos igualar à ruindade do presidente, precisamos sim nos unir e exigir dele que resolva essa situação via políticas públicas sociais de abrangência para todos. A sociedade deve ser sim, solidária, bondosa e generosa, mas não suportará por muito tempo. O problema da fome num país é de total responsabilidade do governante resolver. A população ajuda, mas chega um tempo em que começa a se esgotar o pouco que todos têm.

Todavia, é fundamental que a sociedade organizada sob todas as formas exija ações rápidas do governo para saciar a fome do nosso povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...