Pular para o conteúdo principal

O homem tem seu atributo ruim, a ingratidão.

Ingratidão é um sentimento negativo dos seres humanos.


O homem é ingrato.
O homem é ingrato.

Todos os seres humanos em algum momento da vida cometeram ou receberam um ato de ingratidão, afinal somos imperfeitos.

Na essência dos seres humanos existe presente à ingratidão, essa característica (atributo) negativa e da natureza humana. Não obstante, ela provoca danos irreparáveis aos semelhantes. 

Podem perceber esta ação ruim dos indivíduos em diversos momentos e circunstância da vida. Além de estar também presente em todos os ciclos de convivência dos humanos entre si. É fato que em algum momento da existência, de uma maneira consciente ou inconsciente, são todos ingratos a outrem, que num certo dia, foram gratos.

Certamente além disso, por menor ou maior que seja, já receberam ingratidões dos familiares e amigos pelos quais convivem e se relacionam. Pode ter certeza de que em alguma ocasião da vida a ingratidão bateu à porta da mente e fez renascer este atributo ruim, que machuca a alma de quem, em algum período de da existência foi grato nas mínimas ou grandes ações para nos proteger de uma situação dificílima.

Você já contou quantas vezes foi ingrato a quem lhe foi grato?

 

Parem um instante de sua vida e verifiquem em sua consciência e perceberá quantas vezes foram ingratos àquela ou àquelas pessoas que foram gratas a você em circunstâncias que vislumbravam nenhuma solução. Quando se recebem gestos de gratidão imediatamente, tudo se perde no tempo da ingratidão. Este comportamento negativo, o qual é inato e inerente a todos os seres humanos, em razão da imperfeição humana, continua adormecida, mas pode despertar a qualquer instante e provocar grandes estragos. À vista disso, todos devem travar uma luta constante, para que este sentimento ruim permaneça anestesiado para sempre em seu âmago. No momento que acordar pode ter a sensatez de saber frear seu poder destruidor das relações familiares e entre amigos. Cabe a cada indivíduo estar permanentemente em alerta máximo e dispor de muitas forças para controlar a ferocidade desta ação intrínseca a todos os seres humanos.

Analise sua linha de tempo e certamente encontrará vestígios de mágoas e remorsos remotos ou recentes de ingratidões sofridas de alguém querida, que fez tudo para que a pessoa amada fosse feliz; ao ajudar a realizar seus projetos de vida e seus sonhos. Esta mesma pessoa o retribuiu com uma colossal ingratidão. Essa péssima ação vem a estrangular o seu coração e faz a sua vida cair em total prostração e dor quase irreversível.

As mais doloridas ingratidões, nascem em âmbito familiar.

 

Geralmente as ingratidões dolorosas procedem frequentemente, no meio familiar na forma avassaladora, dramática e inconsequente, aos que tanto os ajudaram e pensaram sempre no seu bem, sem a intenção de nenhum retorno. Estas ingratidões ocorrem entre filhos e pais e principalmente nas relações matrimoniais em diversas circunstâncias. Estende-se de uma forma generalizada em todo o ciclo familiar, desde os mais próximos aos mais distantes, mas semelhantes em grau de parentesco.

Entre os amigos ocorrem as ingratidões, de forma traiçoeiras.

 

Outro ciclo dos homens, onde jorra a ingratidão intensamente são nos grupos de amigos. Muitas vezes, todos são surpreendidos por aqueles os quais consideramos serem os melhores amigos. Apresentavam ter uma amizade verdadeira, porém, cometem as mais terríveis das ingratidões e de maneiras traiçoeiras. Estes cometem uma colossal ingratidão, a qual deixa qualquer um perplexo, sem entender o porquê do melhor amigo ser tão ingrato, depois que foi feito o possível e o impossível para ajudar numa situação difícil. Há casos em que muitos são tão ingratos que superam a todos os limites imagináveis. Eles extorquem, comentem estelionatários e levam os seus bens de sobrevivência. Geralmente são estes os quais eram considerados grandes amigos.

No trabalho essa conduta ruim, acontece na má intenção da promoção de cargo.

 

No trabalho também esta ação negativa dos homens está muito ativa e se apresenta de diversas formas cruéis. No início muitos indivíduos precisam de ajuda até para conhecer o funcionamento da rotina do trabalho. Assim como crescem em seus cargos os retribuem a quem os ajudou com alguma forma de ingratidão sem precedentes.

Muitos seres humanos despertam em sua mente o sentimento da ingratidão que estava adormecido e entra em atividade a maquinar as táticas cruéis para derrubar os seus superiores e assumir os seus lugares, ainda que não tenham méritos para isso. Estas pessoas sempre se veem comandadas por um chefe de um determinado setor da empresa onde trabalha. Nasce em si um complexo de inferioridade e no decorrer do tempo fazem de tudo para serem promovidos de cargos. É normal e um direito de todos crescerem onde trabalham, mas que cresça sem machucar a quem os ajudou. É nobre ser promovido por competência e méritos, é deselegante e desumano alguém ser favorecido sobre meios nebulosos, até que venha prejudicar os amigos que os ajudaram no início de carreira profissional, e, sobretudo, a cometer profundas ingratidões.

São várias as situações da vida, as quais ocorrem as ingratidões.

 

Por tanto, se podem elencar inúmeras situações nas quais os seres humanos, cometem ingratidão entre si. Contudo, cada um sabe muito bem qual foi o momento de sua vida, provocou ou recebeu um pontapé de outrem.  O que resta agora é cada um procurar controlar este sentimento ruim da existência e, sobretudo fazer um autoexame de consciência e se percebeu que ofendeu alguém por desconhecimento, deve ter a humildade de pedir perdão. Todavia, jamais voltará a repetir a ingratidão que é um gesto degradante. Procurar sim cultivar valores nobres de gratidão, por tudo o que já recebe de alguém. A gratidão deve sobrepor à ingratidão seja nas pequenas e grandes atitudes humanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...