Pular para o conteúdo principal

O tempo é majestoso, sábio e gerenciador dos fatos.

Já terminou o primeiro trimestre e o ano está a passar rápido.

A imagem mostra um dos 12 meses do ano.
Um dos 12 meses do ano.



Nestes primeiros três meses do ano muitos fatos já ocorreram e imagem quantos serão até o fim do ano, é impossível prever só o tempo dirá.

O ano recém começou, mas parece que já vai caminhando rápido para o fim. Os primeiros três meses chegaram ao seu término. Pare um instante e analise quantos acontecimentos já ocorreram e nos impressionaram, tanto a nível nacional quanto internacional. A impressão que continua é que todos os episódios humanos estão no olho do furacão do tempo.

O sábio fator tempo é o majestoso gerenciador de todos os eventos humanos, naturais, pesados e leves. O próprio mestre tempo, sabe determinar a quantidade de pesos pelos quais os humanos, possuem de forças para suportar até o limite; os solavancos dos fatos de todas as espécies.

O tempo tem esta força imensurável de gerar e talhar um a um os fatos provocados pelos humanos neste mundo, movido a episódios e manchetes, sejam elas alegres ou tristes, revoltantes, de paz ou de indignações.

 

Os principais fatos deste primeiro trimestre.

 

Olha só está micro sequência de fatos deste primeiro trimestre. Tudo começou com a brilhante chegada do novo ano e suas festas glamorosas, o carnaval e suas fantasiosas festas e neste final de trimestre se encerra com a celebração da Páscoa pelos cristãos.

A maioria nem mesmo sabe definir o real sentido desta festa religiosa importante. Ela é desvirtuada comercialmente.   Para muitos se transforma num momento de lucro onde o chocolate e o peixe são os carros chefes de vendas.

Geralmente muitos pais têm a   Páscoa como sinônimo de presentes de ovos de chocolates trazidos pelo um imaginário coelho, para seus filhos.

Tudo faz parte deste conjunto desta tradição sem fundamento bíblico. Enquanto o verdadeiro sentido pascal está na Ressurreição Gloriosa de Cristo morto numa cruz, mas que ao terceiro dia derrotou a morte eterna e assim em cristo, teremos vida eterna, para quem crer obviamente.

 

Principais fatos nacionais deste período.

 

Neste intervalo entre o ano novo, carnaval e páscoa acompanhou-se muitos acontecimentos a nível de Brasil que afetaram a todos diretamente os brasileiros. Exemplo aumento da inflação, dólar americano lá nas alturas, crise econômica em geral à vista. Simultaneamente a crise política, manifestações e mais manifestações de apoio e contra o governo.

A mídia golpista juntamente com os partidos de direita, mais a elite conservadora, exploradora do povo, estão arquitetando um golpe inconstitucional. Eles põem como pano de fundo o impeachment, mas simplesmente com a intenção de interromper a administração do governo eleito legitimamente pela vontade majoritária, emanada da nação brasileira. Olha só que ironia, os partidos atolados na corrupção fazem manifestações contra a corrupção uma grande aberração.

 

Os acontecimentos no âmbito internacional.

 

No plano internacional muitos acontecimentos que assombraram o mundo provocado pela insanidade do terror em muitos países da Europa e quem sofre são as inocentes vítimas da intolerância de muitos que não sabem viver em sociedade civilizada. É impossível falar de tudo pois se tornaria um post cansativo de ler. Contudo muitos fatos que ocorreram já neste primeiro período do ano tanto no Brasil quanto no exterior foram marcantes e entrarão para os anais da história.

 

O tempo e o homem andam juntos cada um na sua função.

 

 

Portanto, o tempo e os acontecimentos sejam eles humanos ou naturais andam juntos, um depende do outro para acontecer, nunca esquecer do terceiro elemento provocador de tudo isso é o próprio homem.

O homem é o botão atirador dos episódios, porém ele mesmo não encontra a chave de controle e se perde no turbilhão do furacão dos fatos.

Todavia somente o tempo em sua plena sabedoria tem a clareza onde está o controle para sanar as feridas provocadas através de cada episódio, desencadeado pelo homem; nas suas ações inconsequentes. Ações estas que podem machucar a si mesmos e aos outros.

Apenas num trimestre de tempo   se pudéssemos catalogar todos os fatos em ordem alfabética, de tudo e onde já ocorreram, ou que está acontecendo enquanto digito este post daria uma enciclopédia que não caberia na web.

 


Portanto, até o fim deste ano quantos fatos, sejam de pequenos ou de grandes reboliços e relevâncias, que ainda irão ocorrer todos os dias, em todos os lugares do mundo, até fechar os trezentos e sessenta e cinco dias, mais quatro horas.   Levaríamos um grande tempo para digitar os acontecimentos dos humanos dentro de um espaço e tempo determinado; dependente do tempo e não do homem. O homem ser mortal está subordinado aos fatos que ele é o agente provocador, entretanto, o administrador de quando, como será, quais as proporções e seus desdobramentos, somente o tempo poderá gerenciar e dizer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...