Pular para o conteúdo principal

Lula é empossado pela 3.ª vez Presidente do Brasil.

O dia da posse do Presidente Lula e da democracia no Brasil foi histórico.

A foto mostra o Presidente Lula e sua esposa Janja ao Congresso Nacional para a sessão solene de  ato posse.
 Lula e Janja chegam ao Congresso Nacional para  o ato de posse. Foto: Ricardo Stuckert


Nesta posse do terceiro mandato do Presidente Lula, foi diferente das duas primeiras, entretanto, histórica porque a sociedade através das 8 pessoas representou o país; passou a Faixa Presidencial ao Chefe de Estado brasileiro. Significa que a nação se reencontrou consigo mesma neste ato oficial de transmissão de cargo do Presidente da República Federativa do Brasil.

Brasília, a Capital Federal do Brasil, neste dia 1.º de janeiro de 2023, estava com um céu claro e azul, simplesmente perfeito para a festa da democracia e da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro Chefe de Estado do Brasil a ser eleito através da soberania do voto popular foi empossado três vezes. Contudo, foram dois mandatos consecutivos nos anos de 2003 a 2010 e após o intervalo de 20 anos, voltou a assumir o poder através da vontade da maioria da população brasileira, materializada com os estrondos sessenta milhões, trezentos e quarenta e cinco mil, novecentos e noventa e nove votos (60. 345. 999) votos ou eleitores que disseram sim, em 30/10/22 e votaram no candidato, Lula.

Contudo, assim ocorreu o reencontro do Brasil com o seu povo, a democracia, através do representante legítimo na Pessoa do Presidente Lula, por meio da soberania do voto, o levou pela terceira vez à Presidência da República. No entanto, ontem foi, sim, histórico para a democracia do Brasil, da América Latina e do Mundo.

A 3.ª posse do Presidente Lula, foi histórica e cheia de simbologia popular.

 

Contudo, no primeiro de janeiro de 2023 a população participou daquela linda festa de posse histórica. No entanto, não foi simples coadjuvante, entretanto, protagonista ao subirem com o Presidente Lula na famosa rampa do Palácio do Planalto, para receber a Faixa Presidencial. Não obstante, das mãos da nação, que teve uma simbologia nacional para que assumisse o Poder de chefe do país. No entanto, desta vez vieram representantes dos mais diversos segmentos da população brasileira. Aquela imagem da cerimônia da transmissão da faixa presidencial é histórica e ficará gravada na mente de quem estava lá, in loco, e de todos os brasileiros que acompanharam via a mídia e o mudo todo. Foi sim, uma posse histórica e repleta de muita simbologia para este novo período da história do país que será a materialização da definição da democracia: “governo do povo e para o povo”.

 

O elo democrático destruído em 2016, agora é unido com a posse do (Lula).

 

Aquele hiato que se gerou com o enfraquecimento do regime democrático no país desde 31/08/2016, com o golpe parlamentar contra a Presidenta Dilma Rousseff. Agora foi restabelecido neste 1.º de janeiro de 2023 com a posse e logo em seguida a festa popular o festival do futuro nas Esplanadas dos ministérios em Brasília e melhor ainda paz total.

O presidente Lula para chegar ao dia da glória da posse enfrentou a eleição mais dura dos últimos tempos no Brasil. No entanto, o Chefe de Estado brasileiro voltou a governar este país com a ousadia do povo, que enfrentou as táticas criminosas dos fascistas, de enfrentar as mentiras, aos ataques permanentes da extrema-direita que estava do desgoverno e que em 4 anos, deixou vários vieses ruins. Portanto, agora a missão do Novo Presidente é a reconstrução do Brasil que está quebrado, há muitas fendas de extremismos e ódio a serem resolvidos. “Defendemos a plena liberdade de expressão, cientes de que é urgente criarmos instâncias democráticas de acesso à informação confiável e de responsabilização dos meios pelos quais o veneno do ódio e da mentira são inoculados. Este é um desafio civilizatório, da mesma forma que a superação das guerras, da crise climática, da fome e da desigualdade no planeta”. (Fonte do leia mais: discurso de posse do Presidente Lula).

A reconstrução do Brasil começou logo após a posse.

 

Portanto, o país precisa de urgência em tudo, e no fim da cerimônia de posse no Congresso Nacional, o discurso no parlatório, o presidente recebeu os cumprimentos dos chefes de estados internacionais presente e enquanto a festa rolava no festival do futuro, nas esplanadas dos ministérios em Brasília. O Novo Presidente foi trabalhar e já assinou as primeiras medidas impactantes, assim prometidas em campanha eleitoral. O Brasil tem urgência e não se deve perder tempo, mãos à obra para reconstrução deste país gigantesco com muitas carências e sofrimentos inaceitáveis da população que precisam ser resolvidas.

 

Contudo, o grande trabalho do Presidente Lula e seus ministros será, sim, difícil para erradicar a fome, o desemprego, a inadimplência, e principalmente pacificar a nação. Além do mais, é necessário o resgate da soberania Nacional e integração do Brasil com o mundo, porque foram 4 anos de isolamento e atraso.

Todavia, a (reconstrução) país é este grande projeto a ser efetuado durante estes 4 anos de trabalhos para cuidar com zelo do povo e da nação sob todos os aspectos.

O discurso do Presidente Lula no Parlatório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...